Casamentos e batizados estão suspensos
11 de abril de 2020
Mega-Sena sorteia R$ 13 milhões neste sábado
11 de abril de 2020
Exibir tudo

Covid-19 mata mais os negros

|O Comitê Técnico-Científico e de Atividades Especiais orienta ter cuidado com a covid-19

A covid-19, a doença do coronavírus, é mais letal entre negros do entre brancos. É o que mostra um levantamento do jornal Folha de S.Paulo, utilizando dados do Ministério da Saúde, publicado nesta sexta-feira (10).

Pretos e pardos são 23,1% dos hospitalizados com Síndrome Respiratória Aguda Grave, mas chegam a 32,8% dos mortos por covid-19. Com os brancos, é ao contrário e há menos mortos do que hospitalizados: são 73,9% do total de pacientes, mas 64,5% dos mortos.

Embora minoritários entre os registros de afetados pela doença, pretos e pardos representam quase 1 em cada 4 dos brasileiros hospitalizados com Síndrome Respiratória Aguda Grave (23,1%) mas chegam a 1 em cada 3 entre os mortos por Covid-19 (32,8%). Com os brancos, ocorre o contrário: são 73,9% entre aqueles hospitalizados com Covid-19, mas 64,5% entre os mortos.

Dependem do SUS

De acordo com a Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade, negros são maioria entre pacientes com diabetes, tuberculose, hipertensão e doenças renais crônicas, que tornam a ação do coronavírus mais letal, e estes também representam 67% dos que dependem excluivamente do SUS.

Tratam-se de doenças que surgem ligadas a desigualdades sociais e raciais, como condições precárias de moradia, falta de saneamento básico, emprego e subsistência deficitária e má alimentação. “Essas condições socioeconômicas vão gerando maior vulnerabilidade em saúde que vai pesar muito durante a pandemia”, afirma a assistente social Lúcia Xavier. diretora da ONG de mulheres negras Criola.

Fonte e foto: Revista Fórum

 

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *