Chuvas prosseguem até esse domingo em Sergipe
12 de abril de 2025
Exibir tudo

Cúpula e teto do “Parreiras Horta” desabam com as chuvas

A cúpula e parte do teto caíram durante as fortes chuvas ocorridas em Aracaju

Por Destaquenoticias

A imponente cúpula e o restante do teto do histórico Instituto Parreiras Horta, localizado na zona sul de Aracaju, desabaram devido as fortes chuvas caídas na capital sergipana na madrugada deste sábado (12). Segundo moradores da rua Campo do Brito, onde está o prédio tombado pelo Patrimônio Histórico, a edificação está interditada desde 2010, sendo que em 2023 a Justiça determinou, sem sucesso, a sua total recuperação do imóvel. Mesmo tendo sido procurado pela reportagem, até o momento o governo de Sergipe não se manifestou sobre o desabamento.

O prédio do Parreiras Horta está interditado desde 2010 (Foto: Infonet)

Inaugurado em 5 de maio de 1924, o Instituto Parreiras Horta funcionou durante muitos anos como laboratório de análises clínicas, bacteriológicas e químicas, centro de vacinação e de pesquisas médicas. Em 2015, o prédio foi cedido pelo governo estadual às Academia Sergipana de Medicina, e Sociedade Brasileira de Médicos Escritores Secção Sergipe. Já em 2020 foi anunciada uma reforma completa no edifício, incluindo restauração e revitalização das suas estruturas, só que o projeto jamais saiu do papel. Nem mesmo a decisão da Justiça determinando o início das obras logrou êxito.

Agora é tarde!

A revista da Sociedade Médica de Sergipe (edição 165 – 2024) publicou um artigo do médico Henrique Batista Santos sobre os 100 anos do Instituto. Segundo ele, o projeto arquitetônico é de autoria do professor e pesquisador Parreiras Horta, que do se inspirou no Instituto Manguinhos (PJ), onde ele foi ativo colaborador do cientista Oswaldo Cruz.

Parreiras Horta fez o croqui da edificação, “tendo como modelo o Palácio Alhambra da Espanha, o Palácio de Montsouris de Paris e a Sinagoga de Berlim. O prédio, que chama a atenção pela beleza sóbria, lembra o estilo neoárabe, encimado por uma cúpula mourisco sobre uma base quadrada. A fachada em forma de U possui uma leva de esquadrinhas à esquerda, uma entrada no centro e outra leva de esquadrinhas à direita, finalizando com um torreão com a citada cúpula”, escreveu doutor Henrique Batista.

Características: Edificação do início do século XX.

Tombamento: Decreto nº 25.058, de 21/02/2008; inscrição no Livro de Tombo nº 01 – Geral – fl. 44.

Localização: Rua Campo do Brito, 551 – Bairro São José – Aracaju/SE

Edifício inaugurado em 05/05/1924, como sede do Instituto Parreiras Horta, criado através da Lei nº 836, de 14/11/1922.

Funcionava como laboratório de análises clínicas, bacteriológicas e químicas, centro de vacinação e de pesquisas médicas, o Instituto deu início à pesquisa científica no Estado de Sergipe.

O médico-cientista Paulo de Figueiredo Parreiras Horta (1884-1961) foi o responsável pela fundação e o primeiro diretor da instituição que leva o seu nome.

Foto principal: Destaquenoticias

 

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *