Morre ex-presidente da FSF, Joseberto Tavares
30 de março de 2020
Volume de água de Sobradinho passa dos 70%
30 de março de 2020
Exibir tudo

Curso de Farmácia produz álcool em gel para a SSP

Professoras e alunas festejam parceria com a SSP

Um grupo de especialistas em farmacotécnica da Universidade Tiradentes (Unit) está produzindo 600 quilos de álcool em gel 70%. Os 600 quilos a serem produzidos até o final desta semana serão destinados à Secretaria da Segurança Pública de Sergipe.  O papel do curso de Farmácia da Unit nessa iniciativa é científico e tecnológico. Como o time teve que ser o mais reduzido possível – para seguir com rigor as recomendações da Organização Mundial da Saúde -, está sendo possível produzir 200 quilos de álcool gel por dia.

“Envolvemos quatro professores e quatro técnicos em química para que colocassem a mão na massa nessa ação tão importante, em um momento tão desafiador como este que todos estamos vivenciando. Além do capital humano, também cedemos nossa estrutura”, informa a coordenadora do curso de Farmácia, professora Juliana Mendonça. Quem lidera a ação no laboratório nesses dias de produção é a professora adjunta Cinthia Meireles. “Acreditamos que até dia 2 de abril a gente consiga entregar os 600 quilos de álcool gel pronto para uso para a SSP”, frisa a educadora.

O diretor do Instituto Médico Legal, Vitor Vasconcelos, afirmou que a iniciativa do Curso de Farmácia da Unit é de extrema importância e nós agradecemos a Universidade Tiradentes por atender nosso pedido e à Usina Campo Lindo que, fez a doação do álcool líquido [matéria-prima] para a produção do álcool em gel. “Nós da SSP ficamos felizes com essa parceria, pois atende nossa extrema necessidade em ter esse produto para assepsia, demonstra o reconhecido papel da SSP na sociedade”, afirma vasconcelos.

Tecnologia laboratorial

A Universidade Tiradentes possui toda a estrutura laboratorial adequada para a prática referida, diante do conteúdo de Farmacotécnica do curso de Farmácia. “Assim, nosso laboratório de Tecnologia Farmacêutica é dotado de equipamentos necessários, além do corpo docente que é especialista no assunto. Entendendo o momento emergencial em que nos encontramos, é com grande satisfação que podemos auxiliar nesta demanda para a sociedade”, explica a diretora adjunta de Saúde do Grupo Tiradentes, professora Wanessa Lordelo.

Fonte e foto: Ascom/Unit

 

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *