Itabaiana e Confiança empatam na semifinal do Sergipão
4 de abril de 2024
Choveu 70 milímetros em Aracaju nesta quinta
4 de abril de 2024
Exibir tudo

De olho em 2026, políticos não se entendem agora em 2024

Por Adiberto de Souza *

Ao contrário do cidadão comum, que foca apenas nas próximas eleições, os políticos já estão de olho no pleito de 2026. Eles sabem que a disputa deste ano balizará as de dois anos depois. Os partidos que conseguirem eleger um maior número de prefeitos e vereadores terão dado passos importantes para o enfrentamento de 2026. Diante disso, não esperem que os governistas permaneçam unidos na campanha que se avizinha, principalmente em Aracaju. Cada liderança tem um projeto pessoal e precisa mostrar força política visando se cacifar para a disputa do ainda distante 2026. Não é por acaso que o ex-prefeito de Itabaiana, Valmir de Francisquinho (PL), trabalha para apresentar candidatos em vários municípios. O prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira (PDT), e o ex-deputado André Moura (União) estão de olhos grandes nas duas vagas que serão abertas para o Senado. Comenta-se pelas esquinas de Sergipe que o prefeito de Itabaianinha, Danilo de Joaldo (União), sonha acordado com a cadeira ocupada hoje pelo governador Fábio Mitidieri (PSD). Portanto, quando as urnas forem abertas em outubro deste ano, estará dada a largada para as eleições de 2026. Marminino!

Dito pelo não dito

A Justiça derrubou a decisão do Tribunal de Contas de Sergipe suspendendo a licitação para as obras da ponte ligando o bairro Coroa do Meio à Avenida Tancredo Neves, em Aracaju. Na decisão, a magistrada afirma que o ato do TCE, “caso mantido, poderá causar sérios prejuízos ao erário, pois a suspensão do procedimento licitatório, com certeza, ensejara o atraso para o começo das obras”. A ponte a ser construída na zona sul da capital sergipana terá 360 metros de extensão sobre o Rio Poxim. Então, tá!

Pulando a janela

Os políticos que pretendem disputar as eleições deste ano só têm até amanhã para pular a janela partidária. Este instrumento legal permite que o distinto mude de partido sem o risco de ficar inelegível por infidelidade partidária. Para se ter uma ideia do corre-corre das últimas horas, dos 24 vereadores de Aracaju 10 já pularam a cerca para outras legendas onde acham ser mais fácil a reeleição. Concluída essa fase de mudanças será possível fazer uma avaliação sobre as chances de cada partido nas eleições proporcionais deste ano. Arre égua!

De mutirão em mutirão

O governo de Sergipe promove, hoje, mais um mutirão, desta feita em Cedro de São João. Repaginado com o nome de “Sergipe é Aqui”, o evento oferece à população carente ações simples, como medição de pressão arterial e da glicemia, consultas médicas, palestras diversas, jogos de futebol para a meninada, manicure e pedicure para as mulheres, corte de cabelo para os homens, etcétera e tal. O mutirão também permite que os políticos governistas visitem os donos dos currais eleitorais, enquanto assistem, à sombra, os miseráveis disputando serviços que deveriam ser oferecidos pelo estado sem estardalhaço e de forma rotineira. Danôsse!

Juntos e misturados

Adversários nas eleições passadas, o prefeito de Canindé do São Francisco, Weldo Mariano (PT), agora é carne e unha com Kaká Andrade (PSD), pré-candidato à prefeitura daquele município sergipano. Ontem, os dois estiveram no gabinete do senador Alessandro Vieira (MDB) para tratar sobre a liberação de emendas visando a realização de obras nos povoados canindeenses. Resta saber o que a direção estadual do PT está achando dessa pulada de cerca de Weldo Mariano paras bandas do governo. Crendeuspai!

Enganando o eleitorado

Tire o cavalinho da chuva quem pensa que os políticos estão preocupados com os exagerados preços dos alimentos, da gasolina e do gás de cozinha. Eles só têm cabeça para as eleições municipais deste ano. Mesmo quem não será candidato vai trabalhar para eleger prefeitos e vereadores em vários municípios sergipanos visando se cacifar para o pleito de 2026. Quando muito, os prefeitos de plantão farão remendos aqui, ali e acolá para iludir o cidadão e conquistar os votos dos ingênuos, com a promessa de que, se os candidatos deles forem eleitos, o mundo será diferente e bem melhor. Pra eles, é claro. Misericórdia!

Sob nova direção

Quem dará com os costados em Aracaju, amanhã, será o presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab. Vem prestigiar a posse do governador Fábio Mitidieri como novo presidente do partido. O pessedista vai substituir Belivaldo Chagas, que se bandeou para o Podemos. O “Galeguinho” resolveu bater em retirada do PSD justamente porque, sem consultá-lo, Kassab lançou a pré-candidatura da deputada federal Katarina Feitoza (PSD) à Prefeitura de Aracaju. Home vôte!

Oh que calor

A vereadora aracajuana Sônia Meire (Psol) está preocupada com a falta de climatização de várias escolas da rede municipal. Segundo ela, existem sérios problemas com relação à climatização das salas de aula. “Algumas escolas estão com ventiladores insuficientes ou danificados, outras possuem ar-condicionado, mas não de forma igualitária em todas as salas. Também existem aparelhos que não são ligados porque a rede elétrica das escolas não suporta a carga”, frisou a vereadora. Ah, bom!

E o povo, ó!

Diferente de Aracaju, onde as legendas fazem questão de respeitar a ideologia política, no interior de Sergipe ocorre a maior mistura partidária. Dependendo da chance de vitória, candidatos da direita, da esquerda e do centro se juntam nos mesmos palanques, sem a menor cerimônia. O último exemplo desse sarapatel de coruja vem de São Cristóvão. Alí, o PT e o União Brasil – adversários em nível nacional – vão compor a chapa majoritária e, naturalmente, subir no mesmo palanque. É mole ou quer mais? Só Jesus na causa!

Charmoso setentão

Criado em 1946, o biquíni, traje de banho que revolucionou moda e transformou o comportamento da mulher, completou 78 anos sem perder a elegância. Segundo a consultora de moda Lilian Pacce, a força de uma peça de roupa tão pequena está diretamente ligada ao empoderamento feminino e vai muito além da praia em si. Como bem canta a afinadíssima banda Blitz, “era um biquíni de bolinha amarelinha, tão pequenininho, mal cabia na Ana Maria…”. Ai, meu Deus!

Recorte de jornal

 

 

 

 

 

 

Publicado no jornal aracajuano A Notícia, em 20 de fevereiro de 1897.

Esta coluna é publicada pelos seguintes sites:  Destaquenotícias, Infonet, Faxaju, LuxoajuLeiamaisba, Espaço Livre e nos jornais online Zona Sul e EncontrAqui news.

* É editor do Portal Destaquenotícias

 

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *