Conforme previsão meteorológica, neste sábado (8), foram registradas pancadas de chuva com intensidade moderada na capital sergipana. A Defesa Civil Municipal, órgão vinculado à Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), monitora os impactos das precipitações e mantém atenção, principalmente, às áreas de risco.
Até as 11h20 deste sábado, os pluviômetros do sistema ClimAju contabilizaram acumulado de chuva de 35mm, com maior incidência nos bairros Farolândia e Jardins. Nesse período, duas ocorrências foram registradas, respectivamente no Marivan e Loteamento Estrela do Oriente, no Bugio. As situações foram prontamente atendidas pela equipe que atua em sistema de plantão 24h.
O coordenador da Defesa Civil de Aracaju, Robson Rabelo, informa que que desde as primeiras horas do dia as equipes percorrem pontos estratégicos da capital, para reforçar o monitoramento preventivo. “Mantemos atenção aos chamados que possam ser registrados através do canal emergencial 199 e atuamos de maneira preventiva, com o monitoramento de áreas estratégicas. Até o momento, o volume acumulado não ocasionou impactos severos na cidade. Permanecemos em atenção para atuar no menor tempo de resposta possível, frente às demandas que possam surgir”, indicou.
Alerta
Na noite da última sexta-feira, 7, a Defesa Civil de Aracaju emitiu alerta de chuva moderada, para o período de 24h, na capital. O aviso foi encaminhado através do Serviço de Alerta por SMS 40199 e teve como base o serviço de previsão meteorológica do sistema ClimAju e demais dados dos institutos de meteorologia. O alerta segue em vigor até o início deste sábado (8).
O serviço de alerta por SMS 40199 é gratuito e objetiva manter a população atenta a possíveis riscos ocasionados pelas chuvas e outros fenômenos naturais. Para realizar o cadastro é necessário enviar um SMS para o número 40199, indicando no campo do texto o CEP do local sobre o qual deseja receber informações.
Serviço emergencial 199
O serviço está disponível 24 horas para atendimento à população, que deve solicitar uma avaliação de risco diante de situações de anormalidade, como inclinação de árvores e postes nas áreas de encosta de morro, risco de desabamento, barulhos no madeiramento do telhado, rachaduras, risco de queda de árvore, alagamentos ou inundações.
ClimAju
A Prefeitura de Aracaju também disponibiliza a plataforma ClimAju para acompanhamento, em tempo real, das condições meteorológicas, em todas as regiões da capital. O recurso, disponível no site aracaju.se.gov.br/climaju, possibilita acesso à previsão do tempo, com atualizações diárias e imagens ao vivo, de diversas regiões da cidade.
Fonte e foto: Secom/PMA