Após paralisar tempoeratiamente a fábrica de fertilizantes instalada em Laranjeiras (SE), a empresa Unigel anunciou a hibernação de indústria idêntica localizada em Camaçarí (BA). Segundo reportagem do jornal Valor Econômico, as duas paralisações ocorreram enquanto a empresa renegocia com a Petrobras contratos de fornecimento de gás natural, usado como matéria-prima para a obtenção de amônia e ureia. O site BPMonye publica, nesta terça-feira (27), que a Unigel está passando por um delicado momento financeiro.
De acordo fontes da indústria ouvidos pelo Valor Econômico, a companhia tem atrasado o pagamento a fornecedores de seu negócio agro, por causa do momento financeiro delicado e da suspensão das operações nas unidades, e tenta negociar a suspensão dos contratos de trabalho nas Fafens de Sergipe e da Bahia, que foram arrendadas da Petrobras. O Sindipetro Bahia desconfia da propagada crise da Unigel: “Tudo isso é para pressionar o governo federal e a Petrobras a fornecer gás subsidiado, ou seja, parcialmente pago pelo estado, sob a falsa alegação do risco de falir”.
Fafen de Sergipe
O diretor executivo de Compras da Unigel, Luiz Antonio Nitschke, afirmou que ainda é prematuro falar sobre fechamento da unidade fabril localizada no município de Laranjeiras. O executivo destacou que a Unigel de Sergipe está parada para manutenção e a empresa busca condições de retomar as atividades assim que possível. “Na hora que tiver o gás, a gente volta para a operação da planta”, ressaltou. De acordo com Luiz Antonio, é preciso encontrar soluções diferentes para promover o desenvolvimento da indústria de fertilizantes.
Com informações do site BPMoney e do jornal Valor Econômico (Foto: Unigel)