Os deputados estaduais aprovaram, nesta segunda-feira (23), o projeto autorizando o governo de Sergipe a fazer um empréstimo de R$ 750 milhões. O deputado Francisco Gualberto (PT), explicou que a proposta aprovada autoriza o Executivo a fazer uma rolagem e modificação da dívida estadual. “Ou seja, mais elasticidade para o período de pagamento e juros mais baixos”, informa Galberto.
De acordo com o projeto de lei aprovado, os recursos decorrentes da operação serão aplicados, exclusivamente, na liquidação de contratos de empréstimos com aval do governo federal, de forma a melhorar o perfil do endividamento de Sergipe. Os recursos devem ser consignados como receita no Orçamento ou em Créditos adicionais, com as dotações necessárias às amortizações de financiamento.
O líder da oposição na Assembleia, deputado Georgeo Passos (Cidadania), destacou a renegociação das dívidas. “O governo vai fazer igual ao cidadão que tem varias dívidas e várias financeiras e chega um novo banco, compra a dívida antiga, pagando menos juros em um prazo. A prestação que o governo tinha para pagar em janeiro e fevereiro, vai conseguir um valor melhor e um prazo maior, fazendo com que a dívida pese menos, por isso votei favoravelmente”, frisou.
Fonte e foto: Alese