Os deputados rejeitaram, nesta quinta-feira (29) os requerimentos convocando para falar na Assembleia os secretários estaduais da Saúde, da Educação e da Assistência Social. De autoria do deputado Georgeo Passos (Cidadania), as propostas tinham como objetivo ouvir os auxiliares do governo sobre as ações que estão sendo desenvolvidas visando conter a pandemia do coronavírus em Sergipe.
Por unanimidade, os deputados concordaram com o comparecimento dos secretários ao Legislativo para falar sobre as ações e medidas adotadas pelo Governo no enfrentamento ao coronavírus. Contudo, por maioria de votos, os parlamentares entenderam que em vez do termo “convocação” se aprovassem “convites. E foi dessa forma que os requerimentos foram aprovados na sessão desta quarta-feira.
Justificativas
De acordo com o deputado Zezinho Sobral (Pode), líder do governo na Assembleia, a razão da modificativa do termo de “Convocação” para “Convite”, seria mais apropriado e cordial pelo momento atípico vivenciado por todos os gestores. “Parece soar uma coerção, quando não o é, e sim, de que venham apresentar o que está sendo feito, de que forma fazem, ou seja, uma prestação de contas nesse momento de pandemia”, declarou Zezinho.
Autor dos requerimentos, o deputado Georgeo Passos defendeu a manutenção do termo de Convocação dos requerimentos. Ele explicou que é rotina no Congresso, ainda em tempo de pandemia, o uso de Convocação nas proposituras. “O termo não é coercitivo, conforme compreendeu o líder do governo na sua ponderação. Diante da Pandemia, de necessidade de tantas informações, o termo dado é esse e defendo o requerimento de convocação, e inda mais