Por Raquel Almeida *
Na última semana você recebeu o desafio da série SexLife de algum amigo?
A cena, que acabou viralizando na internet e também virou tema de desafio (challenge, em inglês) nas redes sociais, apimentou as conversas em grupos de WhatsApp.
O desafio propõe que o usuário que ainda não viu a série dê play nos 19 minutos e 58 segundos do 3º episódio, confira a cena e filme sua reação. No Twitter e no TikTok a nova ‘trend’ é postar a reação de quem vê a cena sem saber o que vai acontecer. O resultado costuma ser parecido: olhos arregalados e/ou riso maroto.
A série SexLife, da Netflix, é baseada em histórias reais da escritora B. B. Easton e traz diversas cenas quentes. O trecho em questão é um nu frontal do ator Adam Demos, que interpreta o personagem Brad.
E, se você não recebeu o “convite” para filmar a sua reação, acredito que ao menos ficou curioso para saber do que se trata e foi assistir ao episódio. E foi esta curiosidade que fez SexLife constar no ‘Top 10’ da Netflix em vários países, incluindo o Brasil, por conta do número de acessos em busca da cena viralizada. Aproveitando o momento, ninguém da produção confirma ou nega a veracidade da cena. E alimentar a imaginação do público virou parte do marketing da série.
Um challenge pode ser só parte de uma brincadeira, mas a partir do momento que eles viralizam na internet pode-se tornar outro produto. Alguns desafios podem ser positivos para os negócios como neste caso, outros podem ser aproveitados em campanhas publicitárias, como no Mannequim Challenge ou podem se tornar perigosos, como os desafios Baleia Azul ou da Rasteira (quebra-crânios).
Esses vídeos geralmente viralizam quando um artista ou personalidade influente decide cumprir o desafio. Assim, seus seguidores tentam copiar, ou melhor, superar o feito. O resultado é que a curiosidade ou o “medo de ficar por fora” (FOMO) ampliam as visualizações.
E você? Já usou algum challenge como propaganda de um produto ou marketing pessoal? Sabe como fazer? Conta sua experiência nos comentários abaixo.
Vem aí!
Uma demanda aguardada pelos usuários do WhatsApp está em fase de testes. A empresa pretende lançar uma novidade para que vídeos enviados não tenham sua qualidade reduzida. A ideia é que os vídeos possam ser mandados com a mesma qualidade original, com a possibilidade de reduzir a mídia ou deixar no automático.
Já conhece o Greenroom?
O Greenroom é um aplicativo de áudio ao vivo criado para rivalizar com o Clubhouse. Ele está disponível para os sistemas iOS e Android. O programa é de propriedade do Spotify, o maior serviço de streaming musical do mundo, e marca a entrada da companhia na briga pelas plataformas de mídias sociais voltadas para conversas por voz. Vale a pena conferir!
* É jornalista, assessora de comunicação e editora experiente. Mais de 20 anos trabalhando na área de Comunicação, dentre eles 14 anos como editora do Portal Infonet. Especializada em Comunicação Digital, Web Jornalismo, Novas Mídias e EAD.