Quebrando uma antiga tradição, a Igreja Católica não vai celebrar missas nos cemitérios de Aracaju no Dia de Finados (2), segunda-feira próxima. Os campos santos da Prefeitura estarão abertos para visitação aos túmulos, devendo o número de pessoas ser controlado por fiscais da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb). “Não haverá aglomerações. Isso só ocorreria se tivesse missa, pois o publico ficaria embaixo dos toldos”, explica a jornalista Ana Carla, assessora de comunicação da Emsurb.
De acordo com a empresa municipal, os cemitérios São João Batista e Helena Alves Bandeira, localizados nos bairros Ponto Novo e Atalaia, respectivamente, funcionarão em horário normal: das 7h às 17h. Já o cemitério do ABC, no bairro Jardins, que se encontra desativado, estará aberto à visitação no mesmo horário.
A Arquidiocese da capital suspendeu a celebração de missas nos cemitérios justamente para que os populares ficassem aglomerados, com risco de propagação da Covid-19.
Veja, abaixo, o comunicado da Igreja Católica:
Caríssimos diocesanos,
Cientes de que enfrentamos grave situação de pandemia, porém, na fé e na esperança que devem animar a vida cristã; movidos pelo zelo pastoral e apostólico, e sabedores de que, aos dois de novembro, Comemoração dos Fiéis Defuntos, os nossos fiéis, piedosos e em grandíssimo número, afluem para visitar os túmulos dos seus entes queridos, confortando-se na esperança da ressurreição, comunicamos ao que solicitamos a compreensão de todos: excepcionalmente neste ano, não é conveniente celebrações das santas missas nos cemitérios no Dia de Finados.
Aviso aos sacerdotes, entretanto, que não se eximam de que, naquela data litúrgica, nas igrejas matrizes e nas capelas que não estejam integradas aos cemitérios, haja fácil oportunidade de participação dos fiéis pela quantidade apropriada de celebrações eucarísticas, de acordo com a demanda pastoral de cada realidade.
Que, pelo Sacrifício Eucarístico, pelas nossas preces e boas obras, as almas do purgatório alcancem o imediato ingresso na glória dos santos, onde reinarão com Cristo, contemplando, para sempre, a Sua luz refulgente!
Dado na Cúria Metropolitana de Aracaju, aos vinte e dois dias do mês de outubro do ano de dois mil e vinte.
Dom João José Costa, O. Carm.
Arcebispo Metropolitano de Aracaju