A expectativa do e-commerce é de crescimento para as vendas de presente de Dia dos Pais neste ano, que será comemorado em 9 de agosto. De acordo com levantamento da Associação Brasileira do Comércio Eletrônico, deve haver alta de 23% nas vendas, gerando faturamento de R$ 3,15 bilhões para o setor.
No início do ano, a expectativa de crescimento era de 18%, mas o valor foi ajustado devido às medidas de isolamento social impostas para conter a transmissão do coronavírus. Os 23% podem ser ainda maiores, já que a projeção considerava que o comércio estaria com menos restrições do que a situação atual.
Organização é essencial para quem deseja que o presente chegue a tempo para o dia dos pais. O presidente da ABComm, Maurício Salvador, afirma que a pandemia de coronavírus fez com que o tempo médio de entrega aumentasse de seis para oito dias. Em São Paulo, estado que corresponde a 60% das transações do e-commerce no país, o prazo passou de quatro para seis dias.
Para o CMO (Chief Marketing Officer) da Nuvemshop, Luiz Piovesana, o e-commerce está em uma tendência de alta. “A gente consegue entender não só pela data, que puxa o consumo, mas cada vez mais as pessoas estão se acostumando a comprar presentes por e-commerce”, explica. Para ele, a compra de presentes online tem se tornado cada vez mais comum.
De acordo com as estatísticas da Nuvemshop, os presentes mais buscados no Dia dos Pais costumam ser roupas e eletrônicos. Por causa da pandemia, outro setor que tem crescido é o de itens de conforto ou decoração para casa.
Gastos com o Dia dos Pais
Cada brasileiro deve gastar, em média, R$ 373 para comprar um presente ao pai. A tendência é que os itens mais vendidos sejam dos setores de informática, celulares, eletrônicos, artigos esportivos, moda e acessórios.
O valor médio é menor do que a média anual, de R$ 430. A situação é justificada já que o preço é muito influenciado pela compra de eletrodomésticos por meio de sites, produtos que não costumam ser adquiridos no Dia dos Pais.
Fonte: Portal R7