A presidente do Novo Banco do Desenvolvimento (NBD), ex-presidente da República Dilma Rousseff (PT), e o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, assinaram o contrato autorizando a Prefeitura de Aracaju a acessar o empréstimo de 105 milhões de dólares – cerca de R$ 500 milhões – junto a instituição financeira do Brics.
A formalização do convênio, que possibilitará a execução de mais de 20 obras estruturantes na capital sergipana, ocorreu em Marrakech, no Marrocos, durante a reunião anual do Fundo Monetário Internacional (FMI) e do Banco Mundial, quando também foi assinado empréstimo de um bilhão de dólares para o Brasil. O prefeito Edvaldo Nogueira comemorou o “momento histórico para a capital sergipana”.
“Este é um momento de extrema felicidade para todos nós. Ontem, a presidente do banco dos Brics, ex-presidente da República Dilma Rousseff, e o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, assinaram, definitivamente, o contrato para o financiamento de R$ 500 milhões entre a Prefeitura de Aracaju e a instituição financeira. Com isso, a nossa capital passa a ter a garantia da liberação dos recursos para a realização de obras gigantescas e que resolverão problemas históricos em nossa cidade. O próximo grande passo será dado na segunda-feira, dia 16, quando irei autorizar o início das primeiras obras, direcionando Aracaju para o futuro”, destacou o prefeito Edvaldo Nogueira (PDT).
Para oficializar o contrato entre Aracaju e o banco dos Brics, na próxima segunda-feira (16), o prefeito Edvaldo Nogueira assinará o documento, em solenidade na capital. No ato, o gestor também apresentará as primeiras obras que serão executadas a partir dos recursos e autorizará o início das licitações. A previsão da gestão municipal é que ainda este ano, as intervenções sejam iniciadas, “materializando este programa que é um marco para a capital e que a tornará um modelo de desenvolvimento urbano sustentável para o país”, completou Edvaldo.
Reunião na China
Durante a sua missão na China, ocorrida no mês passado, o prefeito Edvaldo Nogueira foi recebido pela presidente do Novo Banco do Desenvolvimento e ex-presidente do Brasil, Dilma Rousseff. No encontro, que ocorreu na sede da instituição financeira, em Xangai, o gestor de Aracaju apresentou o programa “Aracaju Cidade do Futuro” para Dilma que elogiou a grandiosidade das obras que serão financiadas pelo banco e as transformações que elas possibilitarão na vida dos aracajuanos.
No diálogo que teve com Edvaldo, a ex-presidente do Brasil, também disse que fica “muito feliz” por essa parceria entre a instituição financeira e a gestão municipal, que trará inúmeros benefícios para a cidade, elogiando a estrutura de Aracaju. Ela relatou ainda o seu carinho pela capital sergipana, lembrando de quando sua filha residia na capital e das visitas que fez ao município enquanto esteve na presidência da República.
Cidade do Futuro
Representando o maior pacote de investimentos da história da cidade, o programa “Aracaju Cidade do Futuro” assegurará a realização de mais de 20 obras estruturantes que incluem saneamento básico, drenagem, pavimentação e recuperação de vias. Entre os projetos para os quais serão destinados os recursos do empréstimo estão a dragagem do rio Poxim, a infraestrutura do canal do Médici, a infraestrutura do canal da Zona de Expansão, a ampliação do canal da avenida Anízio Azevedo e a recuperação de mais três corredores de transporte da capital.
Fonte : Secom/PMA (Foto: Ministério da Fazenda)