Pesquisa Datafolha mostrou que o dinheiro do Bolsa Família continua sendo utilizado principalmente para a compra de alimentos. Realizada nos últimos dias 20 e 21, o estudo foi publicado pelo jornal Folha de S.Paulo. O programa é uma política pública de Estado voltada a famílias em situação de vulnerabilidade econômica e social. Para serem habilitadas, elas precisam atender critérios de elegibilidade, como apresentar renda per capita classificada como situação de pobreza ou de extrema pobreza
Apenas em Sergipe são 414,2 mil famílias são atendidas pelo programa do governo federal. Todos os 75 municípios do estado são atendidos pelo programa permanente de transferência de renda do Ministério da Cidadania. Aracaju lidera em número de beneficiários, com 64 mil famílias contempladas e um repasse de R$ 38,2 milhões do Governo Federal. Na sequência aparecem os municípios de Nossa Senhora do Socorro (37 mil famílias) e Lagarto (27 mil).
Pagamento de dívidas
Entre os beneficiados ouvidos pela pesquisa, 76% disseram que o dinheiro vai especialmente para comprar comida. Pagamento de dívidas apareceu na segundo posição, com 11%. Nos dois casos, os percentuais são os mesmos do levantamento anterior, realizado no final de setembro. Foram realizadas 2.026 entrevistas em todo o Brasil em 126 municípios. A margem de erro máxima para o total da amostra é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos, dentro do nível de confiança de 95%.
Foto: Prefeitura de Sorocaba
1 Comments
Como podo recibir uma cesta básica