O desembargador Diógenes Barreto vai comandar as eleições deste ano em Sergipe. O experiente magistrado foi eleito pelo Pleno do Tribunal de Justiça para presidir o Tribunal Regional Eleitoral, em substituição à desembargadora Elvira Maria de Almeida Silva, que encerrou o mandato à frente do TRE no último dia 1º. Eleito por aclamação, Barreto permanecerá na presidência da corte eleitoral até 2026. A posse dele está agendada para às 10 horas do próximo dia 23.
Natural de Aracaju, Diógenes Barreto formou-se em Direito pela Universidade Federal de Sergipe (UFS) em 1984. Ingressou no Judiciário sergipano em 1981. Após a aprovação no concurso de juiz, tomou posse em setembro de 1991. Atuou como juiz nas Comarcas de Porto da Folha, Capela, Boquim e Aracaju. Em 2008, foi empossado juiz titular da 6ª Vara Criminal da Comarca de Aracaju.
Foi presidente da Turma Recursal no biênio 2011-2013 e atuou no 2º grau substituindo desembargadores por diversas oportunidades. Foi também juiz auxiliar da Presidência do TJSE nas gestões dos desembargadores Osório de Araújo Ramos Filho e Luiz Mendonça. Tomou posse como desembargador do TJSE no dia 11 de abril de 2016.
Em 22 de novembro de 2017, o Pleno do TJSE designou-o para ocupar uma das cadeiras reservada aos desembargadores no TRE-SE. Com a indicação, Diógenes Barreto passou a integrar a Corte eatuou analisando as demandas relacionadas às Eleições Gerais de 2018. Em 22 de janeirode 2018, foi empossado como membro efetivo pelo até então presidente do TRE-SE, desembargador Ricardo Múcio Santana de Abreu Lima. Diógenes desempenhou as funções device-presidente e corregedor regional eleitral no biênio 2018-2020.
Fonte e foto: TJ-SE