O eclipse solar do próximo domingo (21), será diferente e vai formar um anel de fogo no céu. Será o primeiro do ano 2020. O último ocorreu em julho de 2019. Geralmente, um eclipse solar ocorre duas semanas após, ou antes de um eclipse lunar, que aconteceu no último 5 de junho.
De acordo com os astrônomos, o eclipse solar anular é diferente de um eclipse solar total, considerando que forma um degrau de fogo – também chamado Anel de Fogo. Neste ano teremos um total de 6 eclipses, sendo que 2 são agora no mês de junho. Infelizmente o fenômeno não será visível no Brasil, apenas na África Central e sul de Ásia, China e ilhas do Pacífico.
Eclipse solar
Cientificamente, um eclipse acontece quando a luz de um corpo celeste é bloqueada por outro. Quando a luz do Sol é obstruída pela Lua, temos o eclipse solar na Terra e, quando a Terra está alinhada entre o Sol e a Lua, lança uma sombra na Lua, origina um eclipse lunar.
Horário
De acordo com um relatório do timeanddate.com, o Eclipse Solar Anular terá seu pico às 15h40, no horário de Brasília. A duração total do fenômeno é de 6 horas no máximo.
Fonte e foto: Portal R7