Aracaju terá Festival da Sergipanidade
14 de setembro de 2023
Segurança Pública lança campanha ‘Eu Sou o Trânsito’
14 de setembro de 2023
Exibir tudo

Edital definirá concessão do Terminal Pesqueiro

Iniciada em 2015, a construção do novo terminal teve investimento total de R$ 14 milhões

O edital para a escolha do investidor que receberá a concessão para uso do Terminal Pesqueiro de Aracaju deverá ser publicado até dezembro deste ano. Essa foi a estimativa dada pela secretária Nacional da Aquicultura, Tereza Nelma, na Expo Pesca & Aquicultura 2023, que acontece na capital sergipana até essa sexta-feira (15). Tereza Nelma contou, ainda, que além de Aracaju, outros três terminais pesqueiros no país estão em situação semelhante.

A construção do novo terminal teve investimento total de R$ 14 milhões. A obra contou com a participação do governo Federal, foi iniciada em 2015, tinha previsão de entrega para 2017, mas foi paralisada em 2016. Após finalizada a obra, houve licitação em março de 2022 para a ocupação do espaço, mas foi deserta, ou seja, não houve interessado em gerenciar o local, motivo pelo qual ainda continua sem uso.

“O Ministério da Pesca & Aquicultura está muito comprometido em resolver a situação desses terminais, em fazer com que as concessões aconteçam. Por isso, aqui no estado, o TCU, o MPA, o governo do Estado e a Superintendência da Pesca e Aquicultura refizeram todo o edital, que já foi autorizado pelo TCU, e acreditamos que até dezembro ele seja lançado, para que a nova concessão aconteça, pois o terminal é muito importante para a economia sergipana”, frisa a secretária Tereza Nelma.

A Expo Pesca & Aquicultura

O Centro de Convenções AM Malls Sergipe será o palco para as discussões sobre a cadeia pesqueira do Nordeste, com foco para os estados de Sergipe, Alagoas e Bahia. No próximo sábado, (16), acontecerá a visita técnica ao laboratório da Codevasf, em parceria com a UFAL, onde são realizados estudos e desenvolvimento do camarão-pitu, para repovoamento do Velho Chico.

A Expo Pesca está reunindo autoridades, pesquisadores, estudantes, professores e vários outros atores da pesca e aquicultura da região SEALBA. Estão presentes no evento representantes dos governos de Sergipe, Alagoas e Bahia, da Codevasf, Embrapa, UFAL, UFS, e demais entidades apoiadoras, patrocinadoras e expositoras.

Foto: divulgação

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *