Preços dos combustíveis têm variações em Aracaju
27 de outubro de 2020
Governo decreta emergência em três municípios do semiárido
27 de outubro de 2020
Exibir tudo

Edvaldo pode ganhar no 1º turno

Por Adiberto de Souza *

Não será surpresa se o candidato à reeleição Edvaldo Nogueira (PDT) vencer o pleito de Aracaju já no 1º turno, repetindo a façanha do saudoso Marcelo Déda (PT), em 2000, que tinha como vice justamente o pedetista. Divulgada pela TV Atalaia, uma pesquisa do Dataform exibe Nogueira com larga vantagem sobre os demais concorrentes. Não bastasse os índices das últimas consultas de intenção de votos, a ferrenha troca de farpas entre alguns candidatos também beneficia o prefeito. Enquanto a delegada Danielle Garcia (Cidadania) e o petebista Rodrigo Valadares lavam roupa suja um do outro, o prefeito segue livre, leve e solto, conquistando os eleitores com seu discurso de paz e amor. Some-se a tudo isso, o visível fracasso da campanha do PT e a dificuldade dos demais prefeituráveis em romper a barreira de um dígito das pesquisas. Frise-se que tudo pode mudar nestes 20 dias que nos separam das eleições. Os elevados índices de eleitores indecisos e dispostos a votar em branco ou anular o voto contam em favor dos candidatos, porém todos precisam fazer a parte deles se quiserem levar a disputa para o 2º turno. Simples assim!

Denúncia grave

A candidata a vereadora por Aracaju, Rosy Silva (PSL), fez uma denúncia grave contra o seu próprio partido. Ao anunciar que estava desistindo da disputa, a distinta acusou dirigentes da legenda de lhe pediram que assinasse recibos em branco para ter direito à grana do Fundo Eleitoral. Como não aceitou a proposta indecente, ficou sem um níquel furado para tocar a campanha. Tomara que o PSL de Aracaju tenha uma boa explicação para desfazer denúncia tão grave. Misericórdia!

Endereço errado

Embora a Universidade Federal de Sergipe insista em dizer que o Campus do Sertão fica em Nossa Senhora da Glória, sua real localização é no município de Feira Nova. Um vídeo sobre o empreendimento, em fase de construção, esconde a verdade ao revelar que o Campus está “localizado na fazenda experimental da Embrapa, vizinhança de Feira Nova”. Este fato lembra Aracaju do século passado, quando a Padaria Central ficava numa esquina, o Vaticano era um prostíbulo e o chinês Fook Mau atendia pelo apelido de Seu João. Crendeuspai!

Pesquisa proibida

A coligação “Socorro Feliz de Novo” conseguiu impedir que uma pesquisa para prefeito daquele município fosse divulgada, ontem, pela TV Atalaia. Segundo o grupamento político liderado pelo prefeiturável Fábio Henrique (PDT), a consulta de intenção de votos apresenta erros na metodologia e na conclusão dos índices. A Justiça Eleitoral estipulou multa de R$ 100 mil a quem divulgar a tal pesquisa. Home vôte!

Apaga velinhas

E quem apaga velinhas nesta terça-feira, é o ex-presidente Lula da Silva (PT). Os 75 anos do “Barba” serão lembrados no Brasil e no exterior. Militantes petistas promovem o “Lula Day” para marcar a luta pela restituição dos direitos políticos do ex-presidente e a defesa de um julgamento justo dos processos que tramitam contra ele. Ah, bom!

Invasão das águas

Desde que a Prefeitura de Aracaju aterrou parte do Rio Sergipe, as marés cheias têm inundado uma área bem maior do bairro Treze de Julho. Segundo um internauta, a explicação para o fenômeno é simples: “O aterro está mudando o perfil de resposta, ou seja, uma maré de uma mesma altura será muito mais violenta que no passado, pois os bancos de areia estão aumentando e subindo!”. Vixe!

Malandragem a caminho

Os sergipanos devem ficar atentos às ações dos atuais prefeitos depois das eleições. Alguns derrotados devem abandonar as administrações, unicamente para prejudicar os sucessores. Felizmente, o Tribunal de Contas de Sergipe está de olho nesses espertalhões e promete punir aqueles que violarem a Lei de Responsabilidade Fiscal. Portanto, os prefeitos devem abrir os olhos para não terminarem dando com os costados nas barras da Justiça. Marminino!

A maconha da onda

Desde o início da pandemia do coronavírus, a maconha “Skunk” tem invadido o mercado sergipano. Essa droga vem fazendo a cabeça da galera, principalmente porque o fumo natural sumiu da praça. Segundo o paulista Celso Queiroz, dono do portal Smoke Buddies, a “Skunk” é a forma real da maconha, bastando um “finório” pra deixar dois ou três “malucos” chapadões. É, foi-se o tempo que a famosa “manga rosa”, cultivada às margens do Rio São Francisco, era bagulho pra maconheiro nenhum botar defeito. Cruz, credo!

Pernas pro ar

O governo de Sergipe decretou ponto facultativo, amanhã, em todas as repartições e órgãos estaduais. A paralisação visa festejar o Dia do Servidor público. Serviços emergenciais, como Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Polícia, Samu, etcétera, estarão de plantão para atender as demandas da população. Nas próximas quinta e sexta-feira, as atividades no governo voltarão ao normal. Então, tá!

Lorota de botequim

De um bebinho, num boteco da zona norte de Aracaju: “Com tantos delegados disputando a Prefeitura, a campanha eleitoral pode acabar virando um caso de Polícia”. Aff Maria!

Recorte de jornal

Publicado no jornal aracajuano O Tempo, em 11 de setembro de 1945.

* É editor do site Destaquenoticias

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *