Mais três empresas de produtos animais foram obrigadas a retirarem lotes de comidas de circulação. São elas: FVO Alimentos Ltda, Peppy Pet Indústria e Comércio de Alimentos para Animais e Upper Dog comercial Ltda. A determinação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento é uma medida cautelar e faz parte dos desdobramentos das investigações sobre a contaminação dos produtos por monoetilenoglicol.
A substância tóxica, normalmente usada em refrigeração, baterias, motores de carro, freezers ou geladeiras, foi a mesma encontrada na perícia realizada em dois cachorros que morreram intoxicados no início do mês de setembro, pelos produtos da Bassar Pet Food.
O insumo foi utilizado no lugar do propilenoglicol, que é comum de ser administrado em alimentos do setor industrial para humanos e animais, desde que venha de empresas registradas. Quem distribuiu o produto para as fabricantes de alimentos foi a Tecnoclean Industrial Ltda. O Mapa havia notificado a Bassar Pet Food, no dia 6 de setembro, sobre irregularidades nos lotes.