A Prefeitura de Aracaju está realizando a aferição da temperatura corporal nos comerciantes do Mercado Maria Virgínia Leite Franco, no Centro da capital. O procedimento integra a lista das diligências adotadas pela Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) desde o início da pandemia, para evitar a disseminação do coronavírus entre os frequentadores daquele espaço comercial, um dos maiores e mais movimentados deste tipo na cidade.
A aferição de temperatura vai prosseguir pelos próximos dias, de modo a atender os comerciantes de todos os setores. “Em casos onde haja a detecção de um possível quadro de febre, as equipes da Emsurb prestam os devidos esclarecimentos aos permissionários, incluindo a recomendação para o afastamento das atividades”, informou o coordenador do mercado, Nivaldo Mota.
Comerciantes afastados
“Como a área do mercado é grande, o procedimento está sendo feito, diariamente, adotando-se uma separação por setor. Temos alguns comerciantes afastados por conta da Covid-19 e, com isso, a gestão municipal, entre outras medidas, efetua este trabalho com o objetivo de gerar maior segurança aos permissionários e clientes, no que diz respeito ao controle da pandemia”, pontuou o presidente da Emsurb, Luiz Roberto Dantas.
Feirante há 34 anos, Conceição Lima da Silva contou que o trabalho de aferição, assim como os demais cuidados colocados em prática pela Prefeitura de Aracaju no Virgínia Franco, oferece mais tranquilidade para quem está, diariamente, no local. “Sem sombra de dúvidas, são ações de extrema importância e que deixam a gente mais seguro no dia a dia. Tenho fé em Deus que essa situação irá passar logo”, afirmou ela.
Demais iniciativas
Tão logo surgiram os primeiros impactos da pandemia na capital sergipana, a empresa municipal, com o objetivo de reduzir a disseminação do novo coronavírus entre permissionários e consumidores, promoveu diversas readequações nos mercados centrais e setoriais (bairros), tendo em vista o cumprimento das medidas preventivas repassadas pelos órgãos de saúde.
Assim, nestes locais, a Prefeitura instalou placas com informações sobre a obrigatoriedade do uso de máscaras, além de estabelecer critérios que atendem às normas de higienização e distanciamento social, tais como a instalação de disciplinadores, controle do fluxo de pessoas, disponibilização de álcool em gel, entre outros.
Fonte e foto: Ascom/Emsurb