A segunda etapa das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) teve abstenção de 55,3%, um recorde na história do exame e superando o primeiro dia. Cerca de 2,4 milhões de estudantes realizaram a prova neste domingo (24), em todo o país. Mesmo assim, a coordenação do concurso afirmou que “tudo correu com tranquilidade, sem complicações”.
O exame, realizado em meio a pandemia de coronavírus, teve índice de abstenção de 51,5% no primeiro dia de provas, domingo (18) da semana anterior. O recorde até então havia sido em 2009, quando 37,7% dos inscritos não realizaram as provas. E a abstenção deste ano não leva em conta os candidatos do Amazonas e de duas cidades de Rondônia, que tiveram as provas adiadas devido à pandemia.
Mais de 13 mil estudantes já tiveram pedido aceito para fazer a reaplicação da prova devido a doença infectocontagiosa. Os demais estudantes devem acessar o sistema nesta segunda-feira (25), para fazer o pedido de reaplicação. Na dúvida o estudante deve pedir a reaplicação do exame e o Inep vai decidir se vai deferir ou não.
Enem Digital
Os estudantes que optaram pelo Enem Digital deverão fazer as provas nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro. De acordo com o Inep, 96 mil candidatos inscritos deverão ir até o local de prova para responder as questões em um computador. A redação deverá ser entregue em papel.
Para os candidatos que tiveram algum problema de logística ou aquelas que tiveram covid-19 ou outra doença infectocontagiosa, as provas serão reaplicadas nos dias 23 e 24 de fevereiro. Neste período, os estudantes do Amazonas também realizarão o exame, que foi adiado devido ao estado de calamidade pública decretado no estado.
O resultado das notas do Enem será divulgado no dia 29 de março.
Fonte: Portal R7 (Foto Agência Brasil)