A Eneva iniciou as operações de um novo serviço de estocagem de gás natural liquefeito (GNL) para terceiros, no terminal de regaseificação de Sergipe. A empresa realizou para a Qatar Energy, no terceiro trimestre este ano, a primeira operação do tipo no navio regaseificador do Hub Sergipe. Este é o novo nome da Usina Termoelétrica Porto de Sergipe I, localizada na Barra dos Coqueiros.
A Qatar Energy é uma das sócias da Ocean LNG, joint venture com a ExxonMobil que tem contrato de longo prazo para fornecimento de GNL para a termelétrica Porto de Sergipe. O contrato prevê o armazenamento de 152 mil metros cúbicos de gás natural liquefeito por até seis meses, até março de 2024.
O presidente da Eneva, Lino Cançado, informou que a empresa oferece, no contrato, a capacidade ociosa do navio regaseificador do Hub Sergipe e que a Qatar Energy, como uma trader de GNL, usa o serviço para aproveitar oportunidades de arbitragem no mercado, como comprar cargas em momentos de baixa para revender posteriormente em cenários de preços mais altos.
Sobre o navio
Responsável por regaseificar o Gás Natural Liquefeito (GNL) que será utilizado pelo Hub Sergipe, o navio regaseificador possui capacidade de estocagem de 163 mil metros cúbicos de GNL e de regaseificar até 21 milhões de metros cúbicos de gás natural por dia. O navio está conectado ao sistema de ancoragem Yoke, localizado a 6 km da costa sergipana. Esse sistema é interligado ao gasoduto que alimenta as turbinas do Hub Sergipe gerando energia.
Fonte: site epbr (foto: divulgação)