Nesta semana, período de volta às aulas na rede municipal de ensino de São Cristóvão, os alunos de algumas escolas já puderam conferir uma das novidades deste ano letivo: o Ponto ID. Trata-se de um sistema de reconhecimento facial que tem o objetivo de controlar a frequência escolar, ter maior comunicação com as famílias dos alunos e até diminuir o desperdício de merenda.
O sistema funciona da seguinte forma: os estudantes são previamente cadastrados e sempre que chegam à escola, passam pelo equipamento, que registra a presença deles através do reconhecimento facial, facilitando assim o controle da secretaria escolar no que diz respeito à frequência do aluno nas aulas.
Com recursos próprios, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) investiu ao todo R$ 639 mil para que o sistema seja implantado em todas as escolas da Rede. A secretária Deise Barroso explica que a aquisição da ferramenta tem como objetivo principal auxiliar no combate à infrequência escolar. “Com o Ponto ID nós conseguimos identificar o aluno que não está indo para escola”, revela.
Deise aponta ainda que o novo sistema possibilitará um controle melhor do quantitativo de merenda escolar que será distribuído para os alunos, minimizando assim o desperdício dos alimentos. “Após a entrada de todos os estudantes, imediatamente a secretaria da escola terá acesso ao número de alunos presentes naquele dia, podendo assim preparar um cardápio de acordo com a quantidade de alunos, evitando o desperdício da comida”, afirma.
Outras funções da ferramenta
Após o período de implantação nas escolas e cadastramento de todos os alunos no sistema de reconhecimento facial, a Semed pretende iniciar a utilização das outras funções do Ponto ID. Algumas delas são: gerenciamento da secretaria escolar; gerenciamento pedagógico; registro e controle do patrimônio das escolas; cadastro e consulta de todas as informações sobre a infraestrutura das unidades de ensino e demais setores ligados à educação.
Fonte e foto: PMSC