O professor, ator e escritor Manoel Cerqueira lançou mais um livro voltado para o segmento infantojuvenil. Trata-se de “Laminha – o Caranguejo esperto”, 2021 Editora Artner, Aracaju. Com temática ambiental, a história do pequeno crustáceo, um símbolo gastronômico da cultura sergipana, procura mostrar ao leitor aspectos básicos desta espécie e do manguezal, um importante ecossistema para vida do planeta Terra.
Na narrativa, depois de passar pelo processo da ecdise: troca de casco, o que no conhecimento popular chamamos de caranguejo de leite, Laminha sai da toca e resolve fazer um passeio à procura da sua família. Assim, como todo “menino”, ele vai, de forma lúdica e divertida, apresentando o ciclo e características do caranguejo-uça e do mangue. Ao mesmo tempo, vivencia situações que denunciam o descuido de muitos seres humanos que não praticam o uso sustentável dos nossos bens naturais.
O livro é indicado para todos os leitores independente do seu nível de letramento, mesmo sendo classificado como “livro para crianças”. Com criativas e contemporâneas ilustrações de Fábio Sampaio, um artista visual que ele muito admira, sua publicação foi possível através da Lei Aldir Blanc/ FUNCAJU/Prefeitura Municipal de Aracaju/Ministério do Turismo/Secretaria Especial da Cultura/ Governo Federal.
O lançamento aconteceu no dia 1º de maio, às 16 horas, pelo canal do You Tube da ASCH – Academia Sergipana de Contadores de Histórias da qual é membro honorário. O evento contou com as participações da Presidente da Academia, a bibliotecária Cláudia Stocker, de Fábio Sampaio, do professor doutor em Biologia, Ivan Lemos Júnior, de Clara Macedo que assina o projeto gráfico e capa do livro, da atriz e cantora Diane Veloso e do músico Humberto Barreto acompanhado da sua filha, a pequena Marina que esbanjou simpatia.
Para adquirir o livro é só falar com o autor pelo direct do seu instagran @manoelcerqueirafilho.