O Coletivo de Teatro Alfenim inicia a última etapa do projeto Figurações Brasileiras, patrocinado pela Petrobras, com a circulação do espetáculo inédito “Memórias de um cão”. O espetáculo estreou ontem em Aracaju, na sede do Grupo Imbuaça, e prossegue com apresentações de quarta a domingo até dia 2 de agosto. A entrada é gratuita.
Memórias de um Cão parte do estudo da obra de Machado de Assis para propor uma abordagem crítica, no campo subjetivo e político, das relações sociais do Brasil. A partir da leitura do romance Quincas Borba, o Coletivo Alfenim propõe uma alegoria tragicômica crítica da elite brasileira.
O Alfenim é um coletivo teatral paraibano surgido em 2007, com o objetivo de criar uma obra autoral com base em assuntos brasileiros. Trabalha com o conceito de dramaturgia em processo, no qual o texto de suas montagens é criado com a participação dos atores e demais artistas colaboradores.
O projeto Figurações Brasileiras foi contemplado através as seleção pública do Programa Petrobras Cultural. O espetáculo passará também por Salvador, Maceió e Belo Horizonte neste segundo semestre de 2015. Paralelo às apresentações, o Alfenim realiza a oficina “Exercícios para uma cena dialética” voltada para atores, diretores, dramaturgos e estudantes de teatro. Em Aracaju, a oficina acontece nos dias 27 e 28 de julho na sede do Grupo Imbuaça. As vagas são limitadas e a oficina é gratuita. Mais informações sobre a oficina pelo telefone (79) 3215-3064 ou (79) 9956-7274
Programa Petrobras Cultural
O Petrobras Cultural aborda a cultura brasileira nas mais diversas manifestações, abrangendo a criação, produção, difusão, preservação e assimilação. Articulado com as políticas públicas para o setor e focado na afirmação da identidade brasileira, o programa busca contribuir para a ampliação das oportunidades de criação, circulação e fruição dos bens culturais e para a permanente construção da memória cultural.