A Esquadrilha da Fumaça, se apresentará, às 15h30 deste domingo (17), como parte das comemorações dos 169 anos da transferência da capital de Sergipe, de São Cristóvão para Aracaju. A Esquadrilha da Fumaça originou-se pela iniciativa de jovens instrutores de voo da antiga Escola de Aeronáutica, sediada na cidade do Rio de Janeiro.
Por conta da exibição aérea, o trânsito na avenida Santos Dumont, na Orla da Atalaia, foi bloqueado às 6 horas deste domingo, na altura do hotel Sesc. Às 14 horas, o bloqueio será ampliado e o trânsito ficará interditado no sentido praias/Centro, a partir do Corpo de Bombeiros. O superintendente da SMTT, Renato Telles, explica que a operação visa a segurança do público que vai ao evento, assim como a mobilidade na região.
Sergipano faz parte da Esquadrilha
“É sempre bom fazer demonstrações no Nordeste. Faz seis anos que Aracaju não recebe a Esquadrilha da Fumaça”, afirma o Capitão Aviador André Nery Bezerra, um dos pilotos do Esquadrão e que é natural da capital sergipana. “Certamente será especial para todos, mas para mim ainda mais. Poder fazer uma demonstração com a Esquadrilha na cidade onde eu nasci, sendo uma representação do nordestino, do sergipano e, especificamente, do aracajuano dentro desta equipe, é algo inexplicável”, complementa o capitão.
A Esquadrilha da Fumaça possui mais de 70 anos de história e mais de 4000 demonstrações realizadas no Brasil e exterior. Diante do reconhecimento nacional e internacional, o Esquadrão de Demonstração Aérea concretizou-se como instrumento de difusão da política de Comunicação Social do Comando da Aeronáutica, atingindo um lugar de destaque nos principais meios de comunicação dos países por onde passa.
Foto: Tenente Marcus Lemos