Mega-Sena sorteia hoje R$ 52 milhões
19 de dezembro de 2020
Dragão tenta se reabilitar em cima da Macaca
19 de dezembro de 2020
Exibir tudo

IBGE mostra que PIB de Sergipe cresceu pra baixo

Condições climáticas desfavoráveis influenciaram na queda do PIB sergipano

Estudo feito pelo IBGE revela que Sergipe foi o único estado brasileiro a perder volume do Produto Interno Bruto (PIB) com queda de 1,8%, o quarto ano seguido negativo. 15 estados tiveram aumento do PIB de 2018 acima da média nacional, que foi de 1,8%. A pesquisa revela que outros 11 estados registraram alta, porém abaixo do índice nacional.

Os dados são das Contas Regionais 2018, elaboradas pelo IBGE em parceria com os órgãos estaduais de estatística, Secretarias Estaduais de Governo. Segundo o técnico do IBGE Luiz Antonio de Sá, o resultado negativo no Sergipe está ligado não só ao desempenho econômico, mas também por conta de questões de condição climática adversas em 2018. “A falta de chuvas provocou uma queda brusca na produção agrícola do estado e a agricultura perdeu 34,7% em volume”, ressalta.

Outro setor que teve desempenho abaixo da média nacional e contribuiu para a queda foram as atividades de serviços, grupo de atividade que mais cresceu na economia nacional e muito influente, sobretudo, em estados com indústria menos desenvolvida, caso do estado nordestino. O índice sergipano ficou abaixo da média nacional (2,1%), crescendo 0,2%. A indústria, apesar de não tão influente no estado, também não contribuiu, caindo 2,6%.

 

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *