O cultivo consorciado de tilápia e camarão gigante da Malásia pode se tornar realidade no Baixo São Francisco Sergipano. Para tanto está em andamento um trabalho experimental desenvolvido pela (Codevasf, em parceria com a Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Aos estudos estão sendo desenvolvidos no Centro Integrado de Recursos Pesqueiros e Aquicultura de Betume.
O cultivo experimental é realizado em um viveiro com 2 mil m², onde foram inseridos 3 mil pós-larvas de camarão e 3 mil alevinos de tilápia, cultivados há oito meses. Os testes devem ser realizados por um total de dois anos. A proposta é fomentar esse cultivo entre produtores familiares da região.
O trabalho experimental realizado em conjunto com a Ufal integra um acordo de cooperação técnica firmado entre a Codevasf e a instituição de ensino. A parceria também viabilizou projetos de produção experimental de camarão-pitu e de pacamã com o objetivo de recompor os estoques pesqueiros dessas espécies, ambas consideradas em extinção no rio São Francisco.
As tilápias são cultivadas há oito meses… …em Tanques da Codevasf no Baixo São Francisco
Fotos: Codevasf