A pandemia mudou a forma como nos enxergamos?
28 de novembro de 2021
Maioria dos consumidores pesquisa na internet
28 de novembro de 2021
Exibir tudo

Evento para beatificar padre sergipano ocorre em Tucano

Padre Gumercindo serviu aos pobres, órfãos, jovens e vocacionados

Instalado no município de Tucano (BA), o Tribunal de Beatificação do padre sergipano José Gumercindo (1907-1991) concluiu os trabalhos neste domingo (28). Aberto sábado (27), o inquérito diocesano levantou informações sobre a vida, a virtude e a fama de santidade do religioso nascido em Itabaiana e fundador da Congregação Santa Teresinha e da Sociedade Joseleitos de Cristo. Ele teve expressiva presença na Arquidiocese de Aracaju.

O ato jurídico ocorreu sob a presidência do bispo diocesano de Serrinha (BA), dom Hélio Pereira dos Santos. Com a abertura do inquérito iniciou-se oficialmente a fase diocesana para a coleta das provas testemunhais e documentais sobre a vida, as virtudes heroicas, a fama de santidade e a fama dos milagres do padre José Gumercindo, primeiro passo para a beatificação e posterior canonização do religioso sergipano.

O Processo de beatificação teve seu início em 2015, quando os diretores gerais das Congregações Santa Teresinha, Sociedade Joseleitos de Cristo e Divino Mestre, decidiram encaminhar ao então bispo diocesano de Serrinha (BA), dom Ottorino Assolari, o pedido de abertura do processo. Dom Ottorino encaminhou à Roma, em abril de 2015, a solicitação de autorização para a introdução da Causa.

Nada consta saiu em 2016

Em março de 2016, a Congregação para as Causas dos Santos emitiu o “nihil obstat” (nada obsta) em relação à Causa de Beatificação. Com a emissão desse documento, considerando que o padre José Gumercindo faleceu em Feira de Santana, o arcebispo daquele município baiano, dom Zanoni  Demettino Castro, concedeu autorização para o processo de beatificação e canonização ser instruído na Diocese de Serrinha.

A Arquidiocese de Aracaju revela que padre Gumercindo é, segundo os seus incontáveis filhos espirituais, “um autêntico testemunho de seguimento de Jesus pela prática do amor. Deixou um legado de total consagração a Deus, servindo aos pobres, órfãos, jovens e vocacionados, através da educação e da prática da caridade em instituições e pastorais, em Sergipe e na Bahia. O religioso também fundou a Congregação Divino Mestre, na cidade de Tucano (BA).

Por Destaquenoticias

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *