Com a participação do presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, o ex-governador Belivaldo Chagas, assumiu, na sexta-feira (25) a presidência do diretório estadual do partido em Sergipe. Na cerimônia, realizada em um hotel de Aracaju, o ex-governador recebeu o cargo na presença de lideranças nacionais e locais do PSD.
O presidente nacional do partido destacou a qualificação de Belivaldo Chagas para a direção do PSD-Sergipe. “O Belivaldo é um dos grandes nomes do nosso partido e assume a direção estadual para contribuir com o crescimento qualificado do PSD aqui, a partir de debates técnicos e políticos para a solução de problemas”, disse Kassab.
Belivaldo Chagas é defensor público aposentado, foi deputado estadual por quatro mandatos, duas vezes vice-governador e secretário-chefe da Casa Civil e da Educação do Estado. Chegou ao PSD em 2018, mesmo ano em que assumiu definitivamente o cargo de governador e foi reeleito, com a maior votação proporcional para o Governo do Estado (64,72%) e a diferença de mais de 308 mil votos no 2º turno.
A frente do governo estadual, Belivaldo se destacou por promover ajuste fiscal que recuperou as finanças e o poder de investimento de Sergipe em obras e projetos para melhorar a economia, gerar mais emprego e renda para a população.
Crise fiscal
O ex-governador conseguiu contornar a grave crise fiscal em que as finanças públicas se encontravam, retomando o pagamento de salários dos servidores públicos e fornecedores que estavam atrasados, mesmo tendo enfrentado durante a sua gestão a pandemia da covid-19, quando conseguiu colocar Sergipe num dos melhores desempenhos nos indicadores de saúde.
A gestão Belivaldo encerrou-se no último dia 31 de dezembro de 2023 com a aprovação de mais de 60% pela população (Instituto ICM), tendo cumprido cerca de 80% das promessas de campanha segundo o levantamento do Portal G1, sendo 100% das propostas para a Educação. Os investimentos estaduais na economia colocaram Sergipe com o 5º maior crescimento do PIB (+3,6%) no país já em 2019 segundo o IBGE e a maior projeção de aumento do PIB do país em 2022 (+ de 4%), segundo análise macroeconômica divulgada pela MB Associados/4E Consultoria.
Fonte e foto: PSD