O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) chegou, neste domingo (15), no Recife para uma visita de dois dias a Pernambuco. “Vamos fazer uma série de conversas com lideranças políticas, a começar pelas do PT e da base aliada. Ele veio para conversar e ouvir as pessoas”, ressaltou a presidenta da sigla, Gleisi Hofmann. Lula também visitará o Piauí, Maranhão, Ceará, Rio Grande do Norte e Bahia. Segundo o vice-presidente do PT, Márcio Macedo, neste périplo pela região, o ex-presidente vai conversar “sobre a responsabilidade do partido frente a situação triste que vive o Brasil e o povo brasileiro”.
Na agenda de Lula, estão previstos encontros com governadores, movimentos sociais e sindicais e lideranças regionais. Por causa das restrições da pandemia, não haverá ato público de massa em nenhum dos estados. Esta será a primeira vez que o ex-presidente volta aos estados do Piauí, Maranhão, Ceará e Rio Grande do Norte, após os 580 dias de prisão em Curitiba. Em Pernambuco e na Bahia, ele esteve em 2019.Por causa das restrições da pandemia, não haverá ato público de massa em nenhum dos estados.
Lula está, novamente, em condição de presidenciável pelo partido, podendo concorrer pela sexta vez para a presidência da república. Segundo o presidente da legenda em Pernambuco, Doriel Barros, a presença do líder petista é algo esperado há um tempo pelos aliados pernambucanos, mas o encontro havia sido atrasado pela pandemia.“A gente estava esperando essa vinda faz um tempo, a pandemia impediu. Estamos animados em ouvir o presidente e saber como vamos poder fortalecer o partido aqui em Pernambuco”, destacou.