PRF inicia os testes com drogômetros nas rodovias
15 de agosto de 2021
O Vaticano e o Beco dos Cocos retratam uma Aracaju antiga
15 de agosto de 2021
Exibir tudo

Experiência administrativa pode ser decisiva para Edvaldo

Por Gilvan Manoel *

A boa avaliação de Edvaldo Nogueira (PDT) como prefeito de Aracaju pode ser decisiva na hora da definição do candidato à sucessão do governador Belivaldo Chagas (PSD) em 2022, no âmbito do bloco governista. Nos últimos dias, o prefeito começou a se movimentar além de Aracaju e sua equipe já fala abertamente na possibilidade de candidatura.

O deputado federal Fábio Mitidieri (PSD), outro pretendente, cobra do governador uma definição até setembro do nome do candidato, para que o escolhido possa trabalhar junto as lideranças com mais respaldo. Belivaldo já disse que pretende iniciar a discussão no próximo mês, quando deverá referendar os nomes dos pretendentes, mas definição mesmo só deve ocorrer a partir de abril do próximo ano, mais próximo das convenções partidárias que homologam candidaturas e coligações.

O deputado federal Laércio Oliveira (PP) também ampliou conversas e visitas. Durante a semana, aproveitando-se de eventos do Sesc, vinculado à Federação do Comércio, da qual é presidente, o deputado esteve em Itabaiana, Campo do Brito, São Domingos e Macambira. E ainda levou ao governador lideranças políticas de Brejo Grande.

É Edvaldo, no entanto, quem mais esbanja confiança e transforma qualquer ato administrativo num grande evento. Esta semana deu alguns exemplos de que não está para brincadeira: reuniu vereadores da bancada governista para pedir apoio para um ambicioso programa de obras que serão executadas ao longo de toda a gestão e fez festa para acender o primeiro ponto de iluminação pública com a tecnologia de LED, na avenida Poço do Mero, Bugio, zona Norte. A partir de agora, o consórcio Conecta Aracaju terá 18 meses para substituir as mais de 59 mil luminárias da cidade, concluindo a segunda etapa do contrato viabilizado a partir da PPP. O Bugio será o primeiro bairro a receber a nova iluminação, que será, paulatinamente estendida a outras localidades da zona Norte. E tem muita obra pronta para ser inaugurada, já que no ano passado, em função da campanha eleitoral, isso não foi possível.

O programa “Aracaju Cidade do Futuro” é tratado como o maior pacote de investimentos da história do município. Com recursos na ordem de 105 milhões de dólares, fruto de um financiamento com o Novo Banco do Desenvolvimento (NBD), o projeto resultará na execução de mais de 20 obras de saneamento básico, drenagem, pavimentação e recuperação de vias, avançando na urbanização e transformando por completo a face da capital sergipana. O projeto de lei para que o município possa contratar a operação de crédito junto ao banco foi entregue pelo prefeito ao presidente da Câmara Municipal de Aracaju, vereador Nitinho Vitale, na segunda-feira (9), durante reunião com a bancada que apoia a gestão e será aprovado sem dificuldades na próxima semana.

Entre as principais obras para as quais serão destinados os recursos do financiamento estão a dragagem do rio Poxim, a infraestrutura do canal do Médici, a infraestrutura do canal da Zona de Expansão, a ampliação do canal da avenida Anízio Azevedo e a recuperação de mais três importantes corredores de trânsito da capital: as avenidas Tancredo Neves, Visconde de Maracaju e Maranhão. Também serão incluídas a urbanização dos bairros Areia Branca (1ª e 2ª etapa), Mosqueiro (1ª etapa) e dos loteamentos Costa Verde I e II, Recanto da Jaqueira, Porto do Gringo, Copacabana, entre outros.

Muita gente pensa que o lançamento do pacote de obras seria a sinalização de que Edvaldo estaria totalmente focado para a administração de Aracaju, mas não é bem assim. A vice-prefeita Katarina Feitoza (PSD) foi uma indicação pessoal do governador Belivaldo Chagas e, mesmo sem experiência política e administrativa, poderia se cacifar para a eleição municipal de 2024, caso assumisse o comando da PMA com a desincompatibilização de Edvaldo e mantivesse a prefeitura nos eixos e tocasse bem as obras em andamento.

As eleições de 2022 devem marcar o confronto direto entre antigos aliados. O PT terá como candidato a governador o senador Rogério Carvalho, lançado na política por Marcelo Déda, com experiência administrativa no comando das secretarias de Saúde do estado e da PMA, e o escolhido por Belivaldo. Será uma disputa dura e qualquer um pode vencer.

No quarto mandato como prefeito de Aracaju, a experiência administrativa de Edvaldo pode ser decisiva na hora da definição do candidato a governador por Belivaldo.

* É editor do Jornal do Dia (Artigo publicado originalmente no Jornal do Dia)

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *