A ExxonMobil iniciou, neste domingo (20), a perfuração de seu primeiro poço exploratório em Sergipe, no bloco SEAL-M-428, que se estenderá também à área vizinha do SEAL-M-351. O cronograma da campanha foi revelado por uma fonte do PetróleoHoje, antecipando que a petroleira estrangeira e a Seadrill finalizaram na semana passada os últimos procedimentos com o navio-sonda West Saturn que já estava posicionado na locação, na porção Norte do ativo.
A campanha da ExxonMobil será voltada ao prospecto de Cutthroat, localizado em águas profundas. O Ibama liberou a licença de perfuração da petroleira para Sergipe na última quinta-feira (17), autorizando a realização de até 11 poços nos blocos SEAL-M-351, SEAL-M-428, SEAL-M-430, SEAL-M-501, SEAL-M-503 e SEAL-M-573.
A perfuração do poço irá se estender por cerca de dois meses. O SEAL-M-428 e o SEAL-M-351 são operados pela ExxonMobil em parceria com a Enauta e a Murphy. A licença ambiental de Sergipe é válida por cinco anos, sendo que o plano da ExxonMobil prevê inicialmente a perfuração de apenas um.
Os dois ativos são oriundos da 13ª Rodada, tendo sido adquiridos em 2015, originalmente pela Enauta, que arrematou sozinha as áreas. Em 2017, a empresa brasileira formalizou operação de farm-out com as duas petroleiras estrangeiras, transferindo 50% de participação para a ExxonMobil, junto com a posição de operadora, e 20% para a Murphy, mantendo apenas 30% do ativo.
O consórcio ExxonMobil, Enauta e Murphy mantém outras sete áreas exploratórias na Bacia de Sergipe. O navio-sonda West Saturn estava na locação desde dezembro, aguardando o aval do Ibama. Antes de seguir para Sergipe, a sonda executou as campanhas da ExxonMobil de de Titã, na Bacia de Santos, e Opal, na Bacia de Campos.
Fonte: Portal PetróleoHoje