Mitidieri apoia decreto de Lula sobre uso de armas por policiais
30 de dezembro de 2024
Dinheiro da “venda” da Deso está indo por água abaixo
30 de dezembro de 2024
Exibir tudo

Fafen deve voltar a funcionar no começo de 2025

A Fafen de Laranjeiras é especializada na produção de ureia

A Petrobras acredita que suas fábricas de fertilizantes nitrogenados (Fafen’s) localizadas em Laranjeiras (SE) e Camaçari (BA) podem voltar a funcionar no primeiro trimestre de 2025. Esta informação é do colunista Lauro Jardim de O Globo. As duas unidades foram arrendadas pela estatal à Unigel em agosto de 2020, mas foram desativadas este ano sob alegação que o alto preço do gás natural inviabilizou a produção.

A Petrobras assinou contrato com a Unigel para fornecimento de gás natural, há um ano, mas a medida não entrou em vigor por causa de irregularidades detectadas pelo Tribunal de Contas da União (TCU). O valor do acordo entre as duas empresas foi de R$ 759,2 milhões, mas o TCU afirmou que o contrato de industrialização sob encomenda (“tolling”) de fertilizantes nitrogenados tinha irregularidades e causaria prejuízos à Petrobras.

Apesar do rompimento do acordo de tolling, a Unigel continua tendo o arrendamento das Fafen’s graças a um contrato de 2019, feito no governo Jair Bolsonaro (PL), com duração de 10 anos. As unidades estão paralisadas desde 2023. As duas Fafen’s entraram em operação em 2013 e juntas têm capacidade instalada suficiente para atender 14% da demanda nacional de uréia.

Fonte: Site Bahia Econômica

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *