A 39ª edição do Festival de Artes de São Cristóvão (FASC) teve início nessa sexta-feira (29), culminando com a cerimônia de abertura no palco João Bebe Água. O evento, que atraiu artistas, autoridades e amantes da cultura, foi marcado por um discurso emocionante do prefeito Marcos Santana (MDB), além de homenagens a importantes personalidades culturais de Sergipe. Em seguida, o palco foi ocupado por apresentações de grandes nomes da música, como Timbalada, Afrocidade, Revelação e Tasha e Tracie.
Em seu discurso, o prefeito Marcos Santana destacou o FASC como um símbolo de resistência cultural, celebrando seus 52 anos de história. O prefeito relembrou a trajetória de retomada do festival, que, após 12 anos de hiato, ressurgiu com ainda mais força, diversidade e pluralidade. Ele agradeceu o apoio da comunidade e enfatizou a importância de fazer de São Cristóvão uma cidade viva e vibrante com arte e cultura. “Não foi fácil, mas conseguimos devolver ao FASC o tamanho e o respeito que ele merece”, afirmou.
Feijão com arroz
Parafraseando Gilberto Gil, o prefeito afirmou que a cultura é ordinária, é igual a feijão com arroz, é necessidade básica, tem que estar na mesa, na cesta básica de todos – e é com esse entendimento que o FASC segue enaltecendo a democracia, sendo uma vitrine para todas as formas de expressão, permitindo a troca de saberes e a liberdade de criação para todos os envolvidos”, frisou.
O evento de abertura também foi marcado por uma homenagem especial ao jornalista Eugênio Nascimento, que faleceu no início deste mês. “Eugênio defendeu com coragem os valores da justiça e da ética. Seus princípios e seu legado continuarão a inspirar a todos nós”, disse o prefeito Marcos Santana, refletindo a importância do legado do jornalista, que sempre se dedicou ao fortalecimento da democracia e da liberdade de expressão em Sergipe.
Jackson Barreto, ex-governador de Sergipe, prestigiou o Festival de Artes de São Cristóvão (FASC) e fez questão de destacar a importância da atual gestão de Marcos Santana para a continuidade e fortalecimento do evento. “O prefeito Marcos Santana foi um líder altamente competente e trabalhador, que deixou uma grande obra para São Cristóvão. Mas, entre todas as suas realizações, a recuperação do FASC é, sem dúvida, a mais significativa”, discursou.
O Festival é organizado pela Prefeitura de São Cristóvão por meio da Fundação Municipal de Cultura e Turismo (Fumctur), Villela Produções, o Ministério da Cultura e o Governo Federal, através da Lei de Incentivo à Cultura. Maratá, Estrella Galicia, Coca-Cola, Caixa Econômica Federal, Governo do Estado, Instituto Banese, MTur/Sesc, Banco do Nordeste e Correios patrocinam o evento, que também conta com o apoio da SE – Sistema Engenharia, da Colortex e da RR Conect.
Programação de sábado
Serigy All-Stars – 20h
Marina Lima – 22h
Baiana System – 00h
The Baggios – 02h
Programação de domingo
Joba Alves (De Gonzaga a Gonzaguinha) – 19h
Arnaldo Antunes – 21h
Clinton Fearon – 23h
Don L – 01h
(Fotos: Dani Santos e Heitor Xavier)