Cerca de 50 mil pessoas prestigiaram a abertura da 38ª edição do Festival de Artes de São Cristóvão (Fasc) em 2023. O evento, que se estende até esse domingo (3), apresenta um amplo leque de atrações, refletindo a diversidade e a riqueza cultural que o caracterizam. Na Praça São Francisco, onde está situado o Palco João Bebe Água, quatro atrações proporcionaram um verdadeiro espetáculo. A noite de sexta-feira , teve início com a apresentação da Orquestra Sinfônica de Sergipe, seguida por Carlinhos Brown, a Banda sergipana “Dos Corações Partidos” e Marina Sena encerrando a programação.
Durante sua apresentação, Carlinhos Brown expressou profunda gratidão por participar do Fasc, destacando a importância do evento como guardião da cultura e memória da cidade de São Cristóvão. “O Fasc tem uma representação muito maior do que o acontecimento, que é o interesse de que a cultura seja a mola mestra de memória da cidade. Tudo aqui tem uma história muito forte e uma associação muito forte do que nós somos enquanto Brasil, desde a influência espanhola, até o fato de que muitas cadências importantes na religiosidade, como o fato de nossa Santa Dulce ter recebido o nome aqui, além do fato da relação de Jorge Amado com o local”, explicou.
A Banda dos Corações Partidos, com a vocalista Diane Veloso, encantou a plateia com o seu repertório, performance e participações. A artista expressou a importância do Fasc para o estado de Sergipe. “O Fasc ocupa um lugar em nosso estado que é muito importante e não é de agora, e ele continua e resistiu, assim como a gente resiste fazendo arte aqui. O Fasc cumpre a grande função de abraçar o artista que produz aqui e precisa abraçar cada vez mais, porque somos nós que mantemos uma cena viva em Sergipe, e o Fasc também nos motiva a querer continuar fazendo. É uma confluência muito importante”, afirmou.
Marina Sena encerrou a noite contagiando o público, que permaneceu firme até o final.“Quando cheguei aqui, eu disse que graças a Deus eu vou cantar nesse lugar, e pelo que pude observar, esse é o meu tipo de festival. Quando vi as casas me trouxe uma memória afetiva completa com o lugar, por parecer com Taiobeiras. Acho muito importante estarmos em lugares onde nem sempre é esperado ter festivais dessa magnitude, e a população merece ter música e arte. É muito interessante esse festival, e eu quero estar aqui sempre”, pontuou.
Na Praça do Carmo
O Palco Frei Santa Cecília, situado na Praça do Carmo, assume um papel fundamental ao também receber apresentações de artistas renomados. Nesta sexta-feira, a programação contemplou performances de destaque, como Lampião da Rima, a talentosa cantora baiana Rachel Reis, e as bandas sergipanas Reação e The Baggios, sendo esta última originária de São Cristóvão.
Confira a programação completa deste sábado (02):
Palco João Bebe Água
20h – Orquestra Sanfônica
22h – Arlindinho
00h – Liniker
02h – Djonga
Palco Frei Santa Cecília
19h – Tributo a Ismar Barreto
21h – Snooze
23h – Pato Fu
01h – Lívia Aquino – Raízes Negras
Fonte: Secom/PMSC (Fotos: Victor Balde e Heitor Xavier)