Uma cerveja que nasceu no coração do semiárido baiano tem encantado paladares em todo o Brasil. A Aratinga Fruit Beer, produzida pela Cooperativa da Cajucultura Familiar do Nordeste da Bahia (Rede Cooperacaju), foi eleita a melhor cerveja Ale do Brasil em uma competição nacional que reuniu 150 rótulos.
Com sede em Ribeira do Pombal, a cooperativa transformou o pedúnculo do caju, antes descartado, em uma bebida premiada e fonte de renda para 750 famílias de agricultores familiares.
A princípio, a criação da Aratinga Fruit Beer surgiu como uma resposta criativa a um desafio ambiental e econômico: o desperdício do pedúnculo do caju. O produto une tradição, sustentabilidade e inovação. Desse modo, traz visibilidade à cajucultura familiar e fortalecendo a economia local.
“A Aratinga Fruit Beer simboliza uma solução criativa para reduzir o desperdício do caju e gerar renda para as 750 famílias associadas. Ela conecta tradição, sustentabilidade e inovação, dando visibilidade à cajucultura familiar do semiárido”, afirma Murilo.
Além de seu impacto econômico, a cerveja carrega a identidade do semiárido em seu sabor. Com 4,3% ABV (teor alcoólico) e 6,2 IBU (amargor), a bebida apresenta um perfil sensorial único, com notas tropicais que refletem a rica biodiversidade da região e o trabalho de agricultores familiares, quilombolas e indígenas.
Fonte: Site NE9