Em solenidade super concorrida, o advogado José Carlos Felizola foi empossado, nesta quinta-feira (27), como o mais novo conselheiro do Tribunal de Contas de Sergipe. Genro do ex-governador Belivaldo Chagas (PSD), o novo integrante do TCE substituiu Carlos Pinna de Assis, que morreu no último dia 5, vítima de câncer no pulmão. Antes de ser indicado para o cargo pelo governador Fábio Mitidieri (PSD), Felizola era secretário estadual de Meio Ambiente.
O presidente do TCE, Flávio Conceição, reconheceu a atuação de José Carlos Felizola Filho com “muita experiência de serviços prestados ao povo do nosso estado”, e afirmou o desejo de união. “Que o conselheiro passe a sonhar junto conosco um TCE que valoriza o respeito à coisa pública, necessária independência e perfeita harmonia entre os poderes, sem deixar de lado seu papel social”, disse.
Em discurso emocionado, o novo conselheiro delineou a sua trajetória, desde a sua formação no campo do Direito até a sua jornada como agente público. “Hoje tomo posse no honroso cargo com os mesmos ideais com os quais iniciei minha formação acadêmica: respeito à Constituição, busca por julgamentos céleres, efetivos e eficientes. Serei ativo e altivo na defesa dos interesses do estado de Sergipe e nos princípios que preconizam a Constituição”, declarou.
Ainda discursaram na cerimônia o conselheiro Luis Alberto Meneses e o procurador-geral João Augusto Bandeira de Mello, representante do Ministério Público de Contas. Para o conselheiro, falar em nome do colegiado é uma “honrosa tarefa”. Meneses destacou que o empossado “ocupa a vaga deixada pelo saudoso conselheiro Carlos Pinna de Assis e tem muito a oferecer ao TCE e ao estado de Sergipe. Tem desafios enormes e em grande número, mas o aprimoramento das políticas públicas é uma meta grandiosa que merece nossos esforços”.
Vasta experiência
O procurador-geral do MPC ressaltou as qualidades advindas da formação profissional de Felizola e as possíveis contribuições como advogado com vasta experiência na vida pública. Bandeira usou uma estrada como analogia ao trabalho realizado no Tribunal, que começa agora para o recém empossado conselheiro. “Caminhamos aqui todos juntos em defesa da Constituição em uma estrada que Felizola começa agora e que Pinna trilhou tão brilhantemente. Em suas atuações como gestor público, Felizola treinou o olhar para enxergar as oportunidades de melhorias, anseios do cidadão sergipano, que deve ser protagonista de tudo o que fazem os agentes públicos do estado”, concluiu.
Fonte e fotos: Ascom/TCE