Verba proporcional para negros já está valendo
2 de outubro de 2020
Câncer mata o engenheiro Manoel Hora
2 de outubro de 2020
Exibir tudo

Ferramenta do Confiança analisa os dados dos atletas

Essa ferramenta permite avaliar o sistema autonômico dos atletas,

O Confiança adquiriu uma nova ferramenta para analisar a variabilidade da frequência cardíaca (VFC) dos atletas. O monitoramento é mais uma forma de avaliar a recuperação dos atletas pós-jogo com objetivo de desenvolver o melhor de cada atleta e reduzir as possíveis lesões.

O fisiologista do clube, Neto Pereira, esclarece como funciona o dispositivo. “É mais uma ferramenta de monitoramento de carga de trabalho a fim de avaliar como está a resposta do sistema autonômico dos atletas, para que eles não estejam em estado de alerta o tempo inteiro. Se o atleta estiver, significa que não está recuperando entre sessões de treino e partidas.”

O novo método foi aplicado no treino desta quinta-feira (1º) com os atletas que iniciaram no jogo contra o Brasil-RS. Os jogadores foram cadastrados no sistema, colocaram o equipamento e ficaram por cinco minutos em repouso para o monitoramento. O fisiologista explica que informações serão utilizadas para comparar com os resultados pós-jogo.

“Teremos dados de como o atleta tem essa resposta da variabilidade em repouso pré-jogo e depois de 24 e 48 horas pós-jogo para saber a demanda de recuperação individual dos atletas. Assim, podemos individualizar as cargas de trabalho.”, afirma.

O clube azulino tem investido em equipamentos e tecnologia visando aumentar o desempenho e minimizar a exposição de eventos lesivos dos atletas. Este é o terceiro equipamento obtido para aprimorar a atenção aos atletas nos últimos meses. O resultado tem sido comprovado no dia a dia, a exemplo do marco histórico de ter o departamento médico zerado como ocorreu há duas semanas.

Fonte e foto: Ascom/ADC

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *