O município sergipano de Ribeirópolis promove, hoje (30) e amanhã (31), a tradicional Festa de Reis. A celebração, que acontece sempre uma semana antes do Carnaval, tem em sua programação um folguedo diferente: a Festa das Caretas.
Nesta brincadeira, homens, mulheres, idosos e crianças saem pelas ruas da cidade, logo ao raiar do dia, usando máscaras – as caretas. Uma banda de pífano costuma acompanhar o cortejo, fazendo a alegria dos foliões. Muitos levam tintas para pintar os participantes, deixando a festa ainda mais colorida.
Nesta edição, a Festa das Caretas terá um diferencial: desde o ano passado, o festejo se tornou Patrimônio Cultural e Imaterial do Estado de Sergipe, após a sanção da Lei número 8.067/2015, de iniciativa do deputado estadual Georgeo Passos (PTC).
A ideia foi de reconhecer a importância da festa, criada no início do século passado pelo fazendeiro e comerciante José Robostiano de Menezes. “É um folguedo que há muito está enraizado nas tradições, não somente de Ribeirópolis, mas do Estado como um todo. Certamente, a Festa dos Caretas é um dos grandes patrimônios de Sergipe, pois são mais de 50 anos de tradição”, afirma o parlamentar