Termina hoje o 1º Festival do Caranguejo, que acontece em Aracaju desde o último dia 27 e conta com a participação de 26 restaurantes. Todos eles estão servindo pelos menos um prato elaborado com caranguejo na receita. Organizado pela Prefeitura, juntamente a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes e o Sebrae Sergipe, o evento visa divulgar o crustáceo, um tira-gosto muito consumido pelos sergipanos e turistas.
Os bares e restaurantes que estão participando do Festival contam com umas placas bem elaboradas e os garçons usam aventais destacando o evento. Todos os pratos servidos no festival terão um jogo americano com informações sobre o caranguejo-uçá (sobre o tipo de vitamina que ele tem). Todos os 36 pratos elaborados para o Festival do Caranguejo estão em um livro que é distribuído gratuitamente.
Matéria-prima abundante, encontrada de norte a sul de Sergipe, com algumas iniciativas de proteção da catação e preservação dos manguezais, o caranguejo é um prato típico do Estado.
Localizada na Orla de Atalaia, em Aracaju, a Passarela do Caranguejo concentra uma série de bares e restaurante especializados no prato, confirmando a identidade do povo com essa iguaria. Todos os dias, mas principalmente nos finais de semana, muitos sergipanos encontram-se ao longo da Passarela para degustar, junto com uma infinidade de turistas, esse prato típico acompanhado da famosa “cervejinha”.
O consumo não se restringe à Passarela do Caranguejo. É possível comê-lo nas praias e em diversos bares. Pode ser feito cozido em água e sal e acompanhado de um vinagrete (aqui se entende por tomate verde, pimentão, cebola, coentro e cebolinha picados), o mais tradicional, ou então como recheio em pastéis, fritadas e alguns petiscos. Há quem venda somente as patinhas, gordinhas, já limpas, que podem ser empanadas e ficam deliciosas!
Com informações do site Coletivo Gourmet