Outdoor chama vereadores lagartenses de Judas
15 de janeiro de 2021
Prefeitura alerta para propagação do coronavírus em Aracaju
15 de janeiro de 2021
Exibir tudo

Filhote de raposa é resgatado em Simão Dias

A raposinha estava arisca e assustada, mas em condições saudáveis

Um filhote de raposa (Cerdocyon thous) foi encontrado na cidade de Simão Dias, no Centro-Sul sergipano. O mamífero estava no quintal da casa de um morador do município quando a equipe técnica de fauna e flora da Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema) foi acionada para fazer o resgate. O recolhimento do animal ocorreu de forma tranquila.

Segundo o diretor-presidente da Adema, Gilvan Dias, os moradores seguiram as orientações da equipe do órgão ambiental e o mamífero foi resgatado em bom estado de saúde. “A raposa estava arisca e assustada, mas em condições saudáveis e foi encaminhada ao Centro de Tratamento de Animais Silvestres (Cetas) para os cuidados prévios necessários, como a alimentação adequada e brevemente estará apta a soltura no seu habitat natural”, disse.

Chamada pelo dono do imóvel, a equipe da Adema resgatou a jiboia, que está bem de saúde

Esta jiboia, com cerca de dois metros, se enroscou no telhado da casa na cidade de Ribeirópolis 

Além da raposa, foram recolhidas duas serpentes (Boa constrictor), um cobra cipó (Chironius), um pássaro-preto (Gnorimopsar chopi), uma coruja suindara (Tyto furcata). As aves foram encaminhadas para o Cetas que é o centro criado no segundo semestre do ano passado para cuidar dos animais silvestres resgatados e doentes e está localizado em uma área de proteção permanente, no Parque da Cidade, na zona norte de Aracaju. Já os répteis foram soltos em seu habitat natural.

Coruja com dificuldade

A equipe de resgate encontrou ainda uma coruja suindara (Tyto furcata) que caiu em frente a uma residência no bairro Ponto Novo, na capital sergipana. Com dificuldades de alçar voo e com fratura em uma das asas, a ave foi recolhida por um morador até a chegada de técnicos do órgão ambiental ao local.

Um pássaro-preto (Gnorimopsar chopi) também foi recolhido após o acionamento da equipe técnica da Adema, em São Cristóvão, na Grande Aracaju. As duas aves não serão soltas até a recuperação total e três serpentes foram soltas pela Adema, uma cobra-cipó (Chironius) e duas jiboias (Boa-construtora), ambas localizadas em bairros da capital e quando resgatadas estavam em perfeitas condições de saúde.

Equipes da Polícia Civil da cidade de Itabaiana, no Agreste Central sergipano, fizeram a apreensão de nove pássaros silvestres. Dentre eles estão três viuvinhos, um cabeça, duas sábias e três azulões. Para avaliação clínica todas as aves estão no Cetas. Em caso de localização de animal silvestre, a Adema explica que é importante acionar a equipe especializada em fazer o resgate, apreensão e entrega voluntária pelo telefone (79) 9-9191-5535.

Fonte e fotos: Adema

 

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *