Os Parques Industriais de Fertilizantes (Fafens) de Laranjeiras (SE) e Camaçari (BA) são as principais apostas do coordenador geral da Federação Única dos Petroleiros (FUP), Deyvid Bacelar, para possíveis aberturas em 2025. “A retomada da produção de fertilizantes em solo nacional é um marco estratégico que demonstra o compromisso do governo Lula com as demandas essenciais do país”, defendeu.
De acordo com o dirigente sindical, o parque industrial de fertilizantes, com a retomada da produção em quatro unidades (Fafen-BA, Fafen-SE, ANSA-PR e Fafen-MS), tem o potencial de gerar mais de 20 mil empregos diretos e indiretos, garantindo postos de trabalho de qualidade e remuneração digna.
Bacelar destacou que “a reintegração das Fafens ao sistema Petrobras depende somente da aprovação da Diretoria Executiva da Petrobras e, claro, da atenção contínua dos trabalhadores, para assegurar que ninguém seja deixado para trás nesse processo de reconstrução”.
“Antes da eleição do presidente Lula, o setor de fertilizantes foi totalmente desmantelado na Petrobras, deixando marcas profundas nos trabalhadores, muitos dos quais foram relocados para diferentes regiões do país. Alguns carregam traumas que impactaram suas vidas de forma irreversível e, de maneira totalmente compreensível, não desejam retornar ao setor”, pontuou o conselheiro de Lula. Ele afirmou ainda que “a reconstrução exigirá um esforço coletivo sem precedentes, baseado na união e na determinação de todos os envolvidos”.