Prepare o bolso, pois a partir desta sexta-feira (27) o gás liquefeito de petróleo (GLP) estará, em média, 5% mais caro. Este percentual é válido para as refinarias e bases da Petrobras. O reajuste vale para todos os tipos de GLP, desde o residencial, conhecido como o gás de cozinha nos botijões de 13 quilos, até o industrial e comercial, vendido em vasilhames de 20 kg, 45 kg e acima de 90 kg, incluindo a granel.
Os preços do GLP, como dos demais derivados são livres. Mas, segundo um técnico do setor, considerando que a matéria-prima representa cerca de 54% do preço final do produto, o impacto final aos consumidores pode variar entre 2% a 3%, desde que seja feito apenas o repasse do aumento dos preços nas refinarias da Petrobras.
Para auxiliar os consumidores aracajuanos durante as compras, o Procon de Aracaju desenvolve, periodicamente, pesquisas comparativas de preços com determinados produtos na capital. No início de novembro último o alvo da pesquisa foi o gás de cozinha. Analisando os dados obtidos obtidos pela consulta, se constatou uma variação entre os 25 estabelecimentos pesquisados. Para pagamentos à vista do bitjão de 13 quilos, o menor valor encontrado foi R$ 65,00 e o maior R$ 75,00.
Com informações do jornal O Globo (Foto:Secom/PMA)