Polícia Civil amanheceu prendendo gente em Sergipe
31 de março de 2020
Polícia está entregando cestas básicas em Sergipe
31 de março de 2020
Exibir tudo

Golpe nunca mais

Nesta terça-feira, o Brasil recorda com tristeza do famigerado golpe militar de 31 de março de 1964. Há 56 anos, as Forças Armadas receberam o apoio dos Estados Unidos para colocar o país num tenebroso e longo período de escuridão. Durante mais de duas décadas, brasileiros foram presos, torturados e mortos nos porões da ditadura. Aqui mesmo em Sergipe dezenas de cidadãos sofreram o diabo nas mãos de militares covardes que se encastelaram no quartel do Exército. Uma dessas vítimas, o ex-governador Jackson Barreto (MDB), lembra de um coronel que, ao chegar à sala de interrogatório, gritava com o dedo em riste: “Aqui a pessoa fala o que quer e o que não quer”. Portanto, o triste aniversário do 31 de março de 64 também serve para lembrar aos ressentidos, aos grandes e pequenos ditadores escondidos nos desvãos de uma democracia imatura que, a despeito das acirradas disputas partidárias, há um sólido sentimento de repulsa à arbitrariedade e à tirania. Esta convergência ou consenso precisa aflorar, materializar-se como vontade coletiva. Aleluia!

Portas fechadas

O governador Belivaldo Chagas (PSD) reforçou a importância de se manter o isolamento social para evitar o crescimento da pandemia de coronavírus em Sergipe. Reunido com empresários, ele se comprometeu em dar um posicionamento, na próxima sexta-feira, sobre a flexibilização do decreto que instituiu a quarentena até o dia 17 de abril. Segundo Belivaldo, é preciso acompanhar o desdobramento dos números de casos registrados para poder tomar uma decisão. Então tá!

Batendo em retirada

E a Petrobras está mesmo caindo fora de Sergipe. Depois de colocar em hibernação a Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados (Fafen), agora será a vez do Tecarmo, em Aracaju. Segundo o Sindipetro, a medida vai provocar desemprego em massa. A estatal alega que a hibernação do Tecarmo faz parte das ações adotadas visando reduzir seus custos, em função da pandemia do coronavírus e da queda do preço do petróleo. Homem, vôte!

Assédio no quartel

Exatos 39,2% das policiais declaram ter sido vítimas de algum tipo de assédio (moral ou sexual) dentro da corporação. É o que revela a pesquisa “As Mulheres nas Instituições Policiais”, do Fórum Brasileiro de Segurança Pública. Entre os homens, dos 20,1% que declararam que foram assediados, 95,6% sofreram assédio moral. Misericórdia!

Luto

Vítima de câncer, morreu, ontem, em Aracaju o auditor fiscal aposentado do estado, Joseberto Tavares Vasconcelos. Ele tinha 78 anos, foi secretário estadual da Fazenda, diretor do Tribunal de Contas de Sergipe e presidente da Federação Sergipana de Futebol.  Na juventude, Joseberto jogou profissionalmente no extinto Olímpico – o famoso Leão do Caserna – e no Confiança. Descanse em paz, amigo!

Quer ser vereador

O presidente da Associação dos Militares de Sergipe (Amese), sargento Vieira (Cidadania), deixa o comando da entidade, nesta terça-feira, para encaminhar a sua candidatura a vereador em Aracaju. O major Ildomário, que é segundo suplente do senador Alessandro Vieira (Cidadania), assumirá a Presidência da entidade representativa dos militares. Esta informação é do blog Primeira Mão.

Novo pedetista

O pré-candidato a prefeito de São Cristóvão, Betão do Povo, acaba de se filiar ao PDT, partido liderado naquele município pelo vice-prefeito Adilson Júnior. Após assinar a ficha, Betão afirmou que “isso não é apenas um ato de filiação, mas um gesto definitivo de que estaremos unidos nesse novo pleito”. O prefeiturável também rasgou elogios ao deputado federal Fábio Mitidieri (PSD), seu aliado em São Cristóvão. Marminino!

Mãos ao alto

A Polícia Civil amanheceu, nesta terça-feira, prendendo gente em Sergipe. A Operação Ave de Rapina começou logo cedo a cumprir mandados de busca e apreensão e de prisões em Aracaju, Itabaiana e outras cidades do agreste sergipano. O foco é um grupo de atacadistas, acusado de fraudar impostos, sobretudo ICMS. Segundo a Secretaria da Fazenda de Sergipe, ao menos R$ 10 milhões deixaram de ser arrecadados por conta das ações fraudulentas do grupo. Crendeuspai!

Trocou de time

O vereador aracajuano Lucas Aribé trocou o PSB pelo Cidadania. O parlamentar, que estava há 12 anos no ninho pessebista, disse que ao escolher o Cidadania levou em conta o fato de o partido ser alinhada aos princípios democráticos que sempre respaldaram a sua trajetória. Com a saída de Lucas, o PSB ficou com apenas o vereador Elber Batalha Filho. Vixe!

Recorte de jornal

Publicado no Diário de Sergipe, em 18 de abril de 1958.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *