Caixa estende leilão de imóveis com descontos de até 40%
12 de agosto de 2024
Polícia apreende 100 quilos de maconha em Sergipe
12 de agosto de 2024
Exibir tudo

Governador Fábio Mitidieri está entre os piores do Brasil

Por Adiberto de Souza *

Os governistas acenderam o sinal de alerta após a divulgação da pesquisa feita pela AtlasIntel colocando o governador Fábio Mitidieri (PSD) como um dos piores do Brasil, ficando à frente apenas dos governantes de Pernambuco, Rio de Janeiro e Amazonas. Para se ter uma ideia, exagerados 50% dos sergipanos desaprovam a gestão do pedessista. E olha que, embora também muito mal colocado, Mitidieri já esteve menos pior. Consulta de opinião feita pela AtlasIntel no ano passado colocava o fidalgo na 22ª posição do ranking nacional, sendo desaprovado por 31% dos entrevistados. Vários fatores têm contribuído para a queda da popularidade do governador sergipano, a exemplo da falta de obras estruturantes no estado, a crise permanente da Saúde, a ausência dos prometidos milhares de empregos, etcétra e tal. Ressalte-se que, enquanto mais de 120 mil pessoas passam fome em Sergipe, o Executivo gasta milhões em folguedos, aponto de Mitidieri ser identificado como um governador festeiro. Ao reprovar a gestão do pedessista, o povo deixa claro que quer mais chopp do que espuma, prefere mais pão do que o animado circo custeado pelos contribuintes. Home vôte!

Mandou representante

A candidata a prefeita de Aracaju, Candisse Carvalho (PT), mandou uma representante para a Parada Gay realizada, ontem, na Orla de Atalaia. Alegando ter ido à Brasília cuidar “dos interesses dos aracajuanos e aracajuanas”, a distinta escalou a ativista Adriana Lohanna (PT) para representá-la no evento. Pelas redes sociais, a prefeiturável exaltou a diversidade e a representatividade presentes 23ª Parada LGBTQIAPN +. Candisse informou, ainda, ter ido à capital federal apresentar ao presidente Lula da Silva (PT) o seu plano de governo para Aracaju. Então, tá!

Em família

Ao empossar, hoje, o primo Cláudio Mitidieri (PSB) como secretário estadual da Saúde, o governador Fábio Mitidieri (PSD) aumenta o poderio da família na gestão. Antes da chegada do parente no 1º escalão, o pedessista já contava com a esposa Érica na poderosa Secretaria de Ação Social. Visando garantir um emprego mais vistoso para o primo, o governador exonerou o médico Walter Pinheiro da Saúde, que aceitou ocupar a presidência de um órgão do 2º escalão. É como diz o ditado popular: Mateus, primeiro os meus. Marminino!

Bem aí o blá-blá-blá

As propagandas para as eleições municipais de outubro estarão liberadas a partir da próxima sexta-feira. Esse será o primeiro pleito no Brasil diretamente impactado por novas tecnologias de inteligência artificial (IA), aquelas capazes de produzir imagens e sons sintéticos muito próximos do real. Além de divulgar desinformação, também é proibido veicular preconceitos de origem, etnia, raça, sexo, cor, idade, religiosidade, orientação sexual e identidade de gênero. As propagandas vão até o dia 30 de setembro. Ah, bom!

Sessão de fotos

O presidente Lula da Silva (PT) recebeu em Brasília, sábado passado, cerca de 150 candidatos a prefeito do PT e de outros partidos aliados para uma sessão de fotos a serem usadas durante a campanha. De Sergipe, estiveram presentes os prefeituráveis Danilo Segundo (PT), da Barra dos Coqueiros, e Candisse Carvalho (PT), de Aracaju. Um dos organizadores do evento, o ministro sergipano Márcio Macêdo (PT) também gravou um vídeo para Danilo, que vem a ser a cara metade de Lurian Lula, filha querida do “Barba”. Aff Maria!

Multiplicação de bens

As declarações de bens da candidata a prefeita de Aracaju, Yandra de André (União) e de seu parceiro de chapa Belivaldo Chagas (Pode) chamaram a atenção do jornalista de O Globo, Lauro Jardins. O colunista destaca que “nos últimos anos, os dois se tornaram grandes fazendeiros”. Jardins escreve que quando disputou a eleição a deputada federal em 2022, Yandra declarou ao TSE um total de R$ 395 mil em bens, tendo de lá pra cá o patrimônio passado para R$ 2,2 milhões, um crescimento de 475%. Yandra declarou ser dona de 50% de três fazendas na Bahia. Já Belivaldo informou possuir quatro fazendas em Simão Dias. “As propriedades rurais não constavam na declaração de bens do candidato a vice em 2018”, escreveu Jardins. Creindeuspai!

Lagarto de luto

Uma multidão acompanhou, ontem, o sepultamento do ex-deputado estadual e ex-prefeito de Lagarto, Valmir Monteiro, que morreu no último sábado vítima de um câncer no intestino. O líder político foi deputado estadual por quatro mandatos e prefeito de Lagarto por duas vezes. Valmir ainda desejava disputar novamente a Prefeitura daquele município nas eleições deste ano, mas o agravamento da doença o fez desistir do projeto político. Descanse em paz!

Amnésia política

Responda rápido: nas eleições de 2020, quais foram seus candidatos a prefeito e a vereador? Não lembra? Avexe-se não, pois você não é a única vítima desse esquecimento crônico. Boa parte do eleitorado também não sabe mais pra quem deu o voto nem nas eleições de 2022. Isso acontece não por culpa do eleitor, mas porque a maioria dos políticos eleitos realizam mandatos medíocres. Muito por conta dessa amnésia política, o Brasil vive há anos numa maré de sapos dos diabos. Desconjuro!

Leis em excesso

O cidadão comum está regulado por milhares de leis e artigos que desconhece. O resultado disso é uma grave contradição, pois o princípio básico do direito brasileiro diz que a pessoa não pode alegar desconhecimento da lei para se eximir de responsabilidade. O excesso de leis e códigos deixa o cidadão comum confuso e o afasta da Justiça. Os congressistas querem ganhar o jogo de quem apresenta mais projetos e o resultado dessa disputa medíocre é a aprovação de leis de todo tipo para todos os gostos, causando uma enorme confusão na cabeça do contribuinte. Danôsse!

Elas são maioria

Em Sergipe e em outros quatro estados as mulheres pescadoras são maioria. Por aqui, 62% dos trabalhadores no setor são do sexo feminino. No Maranhão elas representam 56%, em Pernambuco, 55%; na Bahia, 68%; e em Alagoas, 58%. Estes percentuais mostram que a presença da mulher na pesca é muito forte. Os dados se referem às pessoas com o chamado Registro Geral do Pescador, ou seja, a carteirinha do pescador. Arre égua!

Parada Gay

E quem prestigiou a 23ª Parada LGBTQIAPN+ de Sergipe foi a candidata a prefeita de Aracaju, Niully Campos (Psol). A ilustre disse que foi prestigiar o evento para reafirmar “o nosso compromisso com a construção de uma cidade onde todas as pessoas possam ser quem são, sem medo, sem preconceito. A caminhada é longa, mas juntos somos mais fortes”, frisou. Niully ressaltou, ainda, que “a voz do nosso povo não será silenciada”. Ôxe!

Recorte de jornal

 

 

 

 

 

 

Publicado no jornal O Estado de Sergipe, em 4 de dezembro de 1902.

Esta coluna é publicada pelos seguintes sites:  Destaquenotícias, Infonet, Faxaju, LuxoajuLeiamaisba, Espaço Livre, Aracaju Magazine  e no jornal online Gazeta Livre.

* É editor do Portal Destaquenotícias

 

 

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *