O governo anunciou, nesta segunda-feira (15), a decretação de toque de recolher em Sergipe a partir da próxima quarta-feira (17 até domingo (21). Neste período está proibida a circulação entre às 20h às 5h, exceto quem faz parte dos grupos de atividades essenciais. Também fica proibida a frequência de banhistas nas praias de Sergipe no sábado e domingo próximos. “As pessoas que descumprirem o decreto responderão na forma da lei”, afirmou Chagas. O aumento das restrições visa reduzir a propagação da covid-19.
Ao fazer o comunicado o governador Belivaldo Chagas (PSD) disse esperar “não ser preciso decretar lockdown, mas estamos caminhando para isso”. O aumento das restrições à mobilidade urbana em Sergipe foi anunciada pelo governador após a reunião do Comitê Técnico-Científico e de Atividades Especiais (Ctcae) para avaliar a propagação da covid-19 no estado.
A resolução da semana passada também estabelece que o comércio em geral só poderá abrir ao público das 9h às 17h entre as segundas e sextas-feiras, enquanto os shoppings e galerias tiveram o horário de funcionamento limitado entre às 10h e as 18h. Nos fins de semana fecha tudo. O decreto do governo também suspende até o próximo dia 4, as aulas presenciais. As creches e o ensino fundamental menor continuam funcionando normalmente. Previstas para serem reiniciadas de forma presencial no dia 22 de março, as aulas da rede pública vão continuar de forma virtual.