Exibir tudo

Governo entrega sementes de arroz

Belivaldo entregou simbolicamente 400 toneladas de sementes

Rizicultores do Baixo São Francisco receberam nesta quinta-feira, de forma simbólica, 400 toneladas de sementes de arroz. Os grãos vão proporcionar que mil famílias sergipanas garantam sua produção agrícola no próximo ano, movimentando a economia de toda região e proporcionando o aumento do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). Através de um investimento de R$ 658 mil do Fundo Estadual de Combate e Erradicação à Pobreza, pequenos produtores rurais dos municípios de Neópolis, Pacatuba, Japoatã, Propriá, Ilha das Flores, Brejo Grande, Telha, Canhoba e Cedro de São João tiveram acesso a grãos de qualidade, que, assim como no ano passado, podem garantir a Sergipe recorde de produção.

O governador em exercício, Belivaldo Chagas (PSB), fez questão de participar da cerimônia e destacou a importância da entrega das sementes. “É uma ação que vai fortalecer a agricultura familiar. E essa tem sido uma preocupação da gestão desde os primeiros momentos. Utilizamos recursos do Fundo Estadual de Combate e Erradicação à Pobreza nessa iniciativa conjunta entre Governo do Estado e Codevasf, com o objetivo de fazer crescer a rizicultura em toda região”.

A possibilidade de um novo recorde de produção, segundo Belivado, eleva a estima dos produtores, que são alvo das ações do Estado e do governador Jackson Barreto. “Fizemos questão de realizar esse ato simbólico para mostrar que o governo quer prestigiar o pequeno agricultor. Apesar da crise, fazemos esforço para possibilitar essa iniciativa. Não tem sido fácil nossa situação, mas é gratificante. Principalmente quando chegamos aqui e vemos um resultado forte e positivo como esse”, declarou.

O rizicultor Verivelton Pereira Cruz, morador de Pacatuba, conta que está muito contente com a distribuição de sementes e que, atualmente, trabalhar com arroz é mais rentável e fácil por conta da qualidade dos grãos. “Antigamente eu tirava uns quatro mil quilos por hectare. Agora tiro mais de 10 mil. Consigo uma renda em torno de R$ 25 mil, que vou administrando durante o ano”, pontuou. Ele afirma que está satisfeito pelo Baixo São Francisco superar a produção do sul do país, e que toda a economia da região depende da rizicultura.

Sobre o tipo das sementes distribuídas, o secretário de Estado da Agricultura, Esmeraldo Leal, explica que a escolha foi feita junto aos trabalhadores, que receberam auxílio técnico da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). O aumento da quantidade de grãos e o prazo de entrega na época certa também foram outros pontos destacados.

Para o prefeito de Neópolis, Amintas Diniz, o Baixo São Francisco está melhorando muito graças a todos os investimentos do Estado. Ele acredita que a colheitadeira de arroz, entregue pelo governador em junho aos rizicultores, irá proporcionar mais praticidade à produção. “O governo não está dando o peixe, e sim as ferramentas da pesca. O que falta agora é a mão de obra entrar e aproveitar o rendimento dessa cultura. Estamos muito felizes com essa oportunidade muito boa que a região tem através do trabalho desenvolvido por Jackson Barreto e Belivaldo Chagas”.

Já de acordo com o superintendente regional da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) em Sergipe, Said Schoucair, a parceria entre Governo do Estado e a Companhia é essencial para colocar em prática as ações de melhoria da região. Ele destaca que a área sergipana é prioridade do governador Jackson Barreto, e que o beneficiar os produtores é desenvolver o Baixo São Francisco.

 

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

TCE dá prazo para Prefeitura solucionar questão do lixo
10 de setembro de 2015
Medo da Justiça
11 de setembro de 2015