Aracaju, Barra dos Coqueiros, São Cristóvão e Socorro vão ampliar com restrições o relaxamento do isolamento social e só a partir da próxima segunda-feira (29). Durante entrevista coletiva, o governador Belivaldo Chagas (PSD) informou que para a Grande Aracaju continuam proibidos de funcionar salões de beleza, barbearias, estabelecimentos de higiene pessoal e templos religiosos. Adiado para segunda da semana que vem, o relaxamento para as atividades da Bandeira Laranja valerá para os demais municípios sergipanos.
O governador disse que, após análises realizadas levando em consideração casos da Convid-19, mortes pela doença, número de leitos de UTI ocupados e a taxa de isolamento social, preferiu não permitir a aplicação integral da Bandeira Laranja em Aracaju, Barra dos Coqueiros, Nossa Senhora do Socorro e São Cristóvão. Estes municípios não vão fazer parte, inicialmente, da Fase 1, do plano de reabertura do comércio/empresas. Só depois de novas reuniões dos Comitês para avaliação da pandemia na Grande Aracaju é que a reabertura das atividades empresariais poderá ser autorizada.
A Bandeira Amarela prevê a reabertura de escritórios de prestadores de serviços e serviços em geral (publicidade, agências de viagens e etc); clínicas e consultórios de odontologia, fisioterapia, fonoaudiologia, nutrição, psicologia e terapia ocupacional, bem como serviços especializados de podologia; comércio (alguns setores); operadores turísticos; atividades de treinamento de desporto profissional; salões de beleza, barbearias e de higiene pessoal. O governador informou que também já podem voltar a funcionar as lojas de cosméticos, perfumaria e higiene pessoal, livrarias, comércios de artigos de escritório e papelarias.
Veja aqui o decreto sobre a Bandeira Laranja