A greve dos bancários deve acabar qualquer momento (26), o que significa dizer que os bancos, provavelmente, abrirão nesta terça-feira (27). Hoje (26), a categoria deve fazer assembleia em todo o país para deliberar pelo fim da paralisação Tida como uma das mais fortes paralisação da categoria, o movimento conseguiu dobrar os banqueiros. A federação dos bancos admitiu que a mobilização rompeu a resistência das instituições financeiras que durante quase um mês insistiram em apresentar propostas com índices que sequer repunham a inflação de 9,88% (INPC) e impunham perdas para a categoria.
Assim, na sexta-feira passada, a Fenaban fez sua proposta final: reajuste de 10% para salários, piso, PLR, e de 14% para os vales alimentação e refeição e para a 13ª cesta.
Era o 18º dia de greve e até então todas as propostas apresentadas pelos bancos estavam abaixo da inflação e impunham perdas aos trabalhadores: 5,5% mais abono de R$ 2.500 em 25 de setembro; depois 7,5% e 8,75% na última semana, para finalmente chegar aos 10% diante da inflação de 9,88% (INPC).
Dias parados
A Fenaban também tentou fazer com que os trabalhadores pagassem ou compensassem todos os dias paralisados durante a greve. O Comando Nacional dos Bancários não aceitou e isso fez com que as negociações se arrastassem por toda a sexta-feira. A rodada foi interrompida por volta de 23h30 e somente no sábado à tarde os bancos cederam.
Assim, caso a proposta seja aceita, a negociação garantiu que não haverá desconto dos dias e a compensação resultaria em abono de 63% dos dias parados para quem faz jornada de seis horas e de 72% dos dias para quem faz oito horas. A compensação, seja para quem fez os 14 dias úteis de greve ou menos seria de, no máximo, uma hora por dia, entre 4 ou 5 de novembro (quando o acordo, caso aprovado, será assinado) até 15 de dezembro. De acordo com a Fenaban, essa proposta só vale para ser apreciada nas assembleias desta segunda-feira (26).
Saúde
Os bancos apresentaram um termo de entendimento a ser assinado entre os seis maiores bancos e o movimento sindical bancário com mesas específicas para tratar de ajustes na gestão das instituições de modo de reduzir as causas de adoecimento e afastamento. As comissões de empresa acompanharão para garantir a melhoria das condições de trabalho.
Com esse índice, em 12 anos a categoria vai acumular 20,83% de ganho real nos salários e 42,3% nos pisos. O vale refeição subiria para R$ 29,64 por dia, com reajuste de 14% e 3,75% de ganho real.
O Comando dos Bancários avalia que não haverá mais avanços por parte da Fenaban e recomenda a aceitação da proposta. “O risco de continuar a greve agora pode significar regredir em relação principalmente aos dias parados”, diz a entidade.
Fonte: Sindicato dos Bancários de São Paulo
1 Comments
Bom dia a tod@s!!!
A Greve dos bancários continua nesta segunda-feira, dia 26, apesar da notícia que circulou de que ela acabaria hoje, Greve só termina depois das Assembleias, e ainda não houve assembleia para avaliar a proposta de 10% oferecida pela Fenaban!!!
Portanto, a greve continua nesta segunda-feira, dia 26!!!
E a assembleia será hoje à noite, no auditório do SEEB/SE, às 18h30.