Após um entendimento com o presidente da Câmara de Aracaju, vereador Nitinho Vitale (PSD), o grupo de sem tetos que havia ocupado, nesta quinta-feira (13), as instalações do Legislativo da capital, deixou o prédio. Os ocupantes exigiam a intermediação da Mesa Diretora da Câmara visando a desapropriação do imóvel que eles ocupam na avenida Ivo do Prado, no centro da capital. Nitinho prometeu provocar uma audiência pública com a Secretaria de Assistência Social de Aracaju e covocar uma uma sessão da Comissão de Direitos Humanos do Parlamento para disutur a reivindicação.
As mais de 200 famílias da ocupação João Mulungu temem serem despejadas e pedem que o Poder Público Municipal promova a desapropriação do imóvel. “Queremos que a Câmara nos ajude nesse processo burocrático de desapropriação para que as famílias não sejam atingidas novamente com uma reintegração de posse violenta como já ocorreu e que, felizmente, foi interrompida graças a uma liminar”, disse ao Portal Infonet, Alana Nascimento, coordenadora nacional do Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas (MLB).
Após conseguir a desocupação do prédio da Câmara, o vereador Nitinho Vitale afirmou acreditar que a audiência com a Secretaria e a sessão da Comissão de Direitos Humanos “são duas coisas básicas do Legislativo. Nós não podemos negar à sociedade ou a qualquer movimento de abrir esse debate com a Câmara Municipal de Aracaju”, frisou.